Celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
t

Células-tronco podem reparar córnea danificada
quarta, 07 de março de 2012 • 14:05
Uma córnea nova é a única maneira de recuperar a visão para pessoas que tiveram este tecido danificado. Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, porém, abre um novo caminho a esses pacientes. Os pesquisadores conseguiram, pela primeira vez com sucesso, cultivarcélulas-tronco em córneas humanas danificadas, o que pode facilitar o processo de transplantes.

Na pesquisa, os cientistas utilizaram córneas danificadas obtidas na clínica oftalmológica do Hospital Universitário Sahlgrenska, em Mölndal, pequena cidade que fica na região de Gotemburgo. O estudo, publicado na revista Acta Ophthalmologica, mostra como células-tronco humanas podem ser usadas para desenvolveras chamadas células epiteliais, responsáveis por manter a transparência da córnea. Uma córnea opaca, ou embaçada, seja por doenças hereditárias, queimaduras por substâncias químicas, infecções ou outras causas, pode diminuir significamente a visão ou até mesmo cegar uma pessoa. A córnea saudável é transparente.

Para o desenvolvimento das células epiteliais, os pesquisadores cultivaram ascélulas-tronco primeiro em laboratório, o que durou 16 dias, para depois as cultivarem na própria córnea, levando mais seis dias. Ao final de 22 dias, os cientistas conseguiram obter córneas novas e sem danos, prontas para serem transplantadas nos pacientes sem visão.

"Experimentos similares foram realizados em animais, mas esta é a primeira vez que as células-tronco foram cultivadas com sucesso emcórneas humanas danificadas", diz Charles Hanson, um dos autores da pesquisa.

Segundo o estudo, cerca de 100.000 transplantes de córnea são realizados todos os anos no mundo. Neles, a córnea danificada e turva que está tornando o paciente cego é substituída por uma saudável e transparente. Mas o processo requer uma córnea doada e em boas condições de outra pessoa, o que dificulta a frequênciadesses transplantes. "Se pudermos estabelecer um método de rotina para recuperar córneas danificadas que normalmente seriam descartadas, a disponibilidade de material para transplantes será ilimitada. Os procedimentos cirúrgicos e de pós-tratamento também se tornarão muito mais simples", afirma Ulf Stenevi, coautor do estudo.
Células tronco podem curar esclerose múltipla, diz especialista 14/5/2008
Estadão – Vida 

Um experiemento que deu errado parece sugerir que células tronco da medula óssea podem curar a doença

Um experimento que deu errado pode fornecer uma nova maneira de tratar a esclerose múltipla, disse um pesquisador canadense nesta terça-feira, 6.

Pacientes que receberam transplantes de células tronco de medula óssea - similar àquele dado a pacientes de leucemia -tiveram uma misteriosa melhora em suas doenças.

O médico responsável, Dr. Mark Freedman da Universidade de Ottawa não sabe bem o porquê. Nenhum dos pacientes, em quase sete anos, teve qualquer recaída, disse.

A esclerose múltipla afeta cerca de um milhão de pessoas no mundo e não tem cura.

Freedman, que é especializado no tratamento de esclerose múltipla, queria estudar como a doença sedesenvolve. Ele planejou uma experiência na qual médicos destruíam a medula óssea dos pacientes e, conseqüentemente, seu sistema imunológico.

Então, células tronco formadoras de células sanguíneas tiradas da medula óssea foram transplantadas de volta nos pacientes. Nós não estávamos buscando por melhorias, disse o médico. O estudo pretendia, na verdade, reiniciar o sistema imunológico dos pacientes.Eles encontraram, no entanto, que destruir a medula óssea dos pacientes reduzia os sintomas em um ano (afinal, a esclerose múltipla é conhecida como uma doença auto-imune que ocasiona a perda da proteção lipídica dos nervos).

Como pacientes com essa doença normalmente apresentam mudanças imprevisíveis em seus sintomas, Freedman afirma que sua equipe pretende acompanhar os pacientes do...
tracking img