Celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são células-tronco?

Com a evolução da terapia celular, as células-tronco são um dos principais focos da pesquisa científica no mundo, com a promessa de entregar terapias para doenças que sãohoje incuráveis. Como foi citado por Drauzio Varella, elas “vão representar o que os antibióticos representaram no século passado”. Por isso é importante para a mamãe entender o que são ascélula-tronco, como funcionam e as doenças que podem ser curadas com a terapia celular.

Células-tronco

O nome células-tronco foi originado da tradução do inglês para “stem-cell”. “Stem” significa caule,haste. O verbo “to stem” por sua vez, significa originar. As células-tronco têm essa denominação por terem a capacidade de regenerar células do sangue e de diversos tipos de tecidos que compõem o corpohumano. Por exemplo: células da pele só podem constituir a pele mas, as células-tronco podem constituir diferentes tecidos no organismo.

Essa versatilidade as tornou o principal tratamento paradoenças graves como leucemias e doenças hematológicas e na grande promessa para o tratamento de inúmeras outras como problemas cardíacos, câncer, doenças auto-imunes, disfunções neurológicas, distúrbioshepáticos e renais, traumas na medula espinhal, entre outras.

Os estudos atuais apontam que elas podem ser encontradas em embriões recém-fecundados (células-tronco embrionárias), nas célulassangüíneas do cordão umbilical e em células maduras de tecido adulto (células-tronco adultas). Para realizar o procedimento de coleta e armazenamento dessas células surgiram empresas especializadas, chamadasde Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para uso autólogo, ou apenas bancos privados, que coletam as células sangüíneas do cordão umbilical do bebê no momento do nascimento e asarmazenam na temperatura correta em laboratórios especiais.

Para Alexandra Vieira, pesquisadora da Fundação Zerbini/INCOR, é importante o planejamento dos pais para armazenar o sangue do cordão...
tracking img