Celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• O que são células tronco ?
São células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células de qualquer lugar do nosso corpo . Ela pode sediferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo.

• Tipos
Células-Tronco adultas: podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais ascélulas de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas do próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Apresentam uma desvantagem em relaçãoas Células-Tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem menor.
Células-Tronco embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Como características principaisapresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se emfase de testes.

• Onde são encontradas ?
São encontradas no embrião humano e em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, intestino.

• Diferença entrecélula tronco adulta e embrionárias
Célula-tronco embrionária são células primitivas de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão outecido do organismo. Já a célula-tronco adulta é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação) diferenciar-se para produzir o tipo de célulaespecializada do tecido do qual se origina.

• Para que servem
 As células-tronco são muito utilizadas em casos de doenças degenerativas, que é onde o corpo humano perde certo tipo de células emquantidades negativas e deixa de exercer certa função importante para o funcionamento do corpo, e como essa perda é irreparável pelo corpo humano as células fazem o papel de clonagem das células...
tracking img