Celulas procarionticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A principal característica comum a todas as células procarióticas é não terem núcleo: o seu cromossoma não está encerrado num espaço delimitado, como acontece em muitas outras células.
Todas estascélulas possuem uma membrana plasmática. É ela que delimita o espaço vital e lhe confere individualidade. Habitualmente, a membrana é revestida externamente por uma parede celular de composição químicacomplexa.
Deste modo, a célula encontra-se encerrada num estojo que lhe confere a forma e a protege contra o rebentamento induzido por uma elevada pressão osmótica.
Entre a membrana e a paredesubsiste por vezes um espaço Peri plasmático, onde residem enzimas hidrolíticos (exoenzimas), destinados a intervir em processos de digestão extracelular. Algumas bactérias possuem ainda uma cápsulapolissacarídica, externa à parede.
Parede celular
A composição e a estrutura da parede celular determinam o comportamento da célula em face de um dos métodos de coloração utilizado em bacteriologia: acoloração de Gram. Distinguem-se deste modo dois grupos principais de paredes celulares: a parede das bactérias gram-positivas, a parede das bactérias gram-negativas.
As bactérias gram-positivas (que sedeixam corar pela coloração de Gram) possuem uma parede espessa e homogênea, ligada e encostada diretamente à face externa da membrana plasmática. Nestes casos, não existe espaço Peri plasmático. Aparede é composta por um complexo mucoso formado essencialmente por um polímero de malha tridimensional, cujo monômero é o peptidoglicano. Consoante a espessura da parede, assim esta serádiferentemente permeável a moléculas.
Pelo contrário, a parede das bactérias gram-negativas é formada por dois folhetos: o folheto interno, constituído por uma delgada camada de mucocomplexo não encostado àmembrana plasmática; o folheto externo, também designado por membrana externa dada a sua estrutura ser semelhante à de uma membrana unitária. A coesão entre os dois folhetos estabelece-se através de...
tracking img