Celulas mesenquimatosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de células



O tecido conjuntivo frouxo contém dois principais de células: fibroblastos e macrófagos.

Os fibroblastos têm forma estrelada núcleo grande. São eles quefabricam e secretam as proteínas que constituem as fibras e a substância amorfa.

Os macrófagos são grandes e amebóides, deslocando-se continuamente entre as fibras à procura de bactérias erestos de células. Sua função é limpar o tecido, fagocitando agentes infecciosos que penetram no corpo e, também, restos de células mortas. Os macrófagos, alem disso identificamsubstâncias potencialmente perigosas ao organismo, alertando o sistema de defesa do corpo.







Outros tipos celulares presentes no tecido conjuntivo frouxo são as célulasmesenquimatosas e os plasmócitos. As células mesenquimatosas são dotadas de alta capacidade de multiplicação e permitem a regeneração do tecido conjuntivo, pois dão origem a qualquer tipo de célulanele presente. Os plasmócitos são células especializadas em produzir os anticorpos que combatem substâncias estranhas que penetram no tecido.



Tecido conjuntivo denso

No tecidoconjuntivo denso há predomínio de fibroblastos e fibras colágenas.





Dependendo do modo de organização dessas fibras, esse tecido pode ser classificado em:

não modelado:formado por fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, o que confere resistência e elasticidade. Esse tecido forma as cápsulas envoltórias dediversos órgãos internos, e forma também um a derme, tecido conjuntivo da pele;




modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, dando ao tecidocaracterísticas de maior resistência à tensão do que a dos tecidos não-modelados e frouxo; ocorre nos tendões, que ligam os músculos aos ossos, e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si.
tracking img