Celulas da glia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS biológicas e da saúde


LANITA DE PAULA


CÉLULAS NEUROGLIAIS:
Células não neuronais do Sistema Nervoso Central

Londrina
2013

LANITA DE PAULA


CÉLULAS NEUROGLIAIS:
Células não neuronais do Sistema Nervoso Central

Trabalho sobre as células da glia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conhecimentos acerca doSistema Nervoso.

Orientadora: Prof. Jannet Maria de Souza

Londrina
2013

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO 03
1.1 OBJETIVO 03
1.2 JUSTIFICATIVA 03

II – CÉLULAS DA GLIA 04
2.1 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP) 04
2.2 GRUPOS DE CÉLULAS DO SNP 04
2.3 SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) 05 2.4 GRUPOS DE CÉLULAS DO SNC 05

III - CONCLUSÃO 08

IV - ANEXOS 09

V - BIBLIOGRAFIA 20

I –INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
O presente trabalho trata da morfologia e do funcionamento das seguintes células neurogliais: Oligodendrócitos, Micróglias, Astrócitos, Células Ependimárias, Células de Schwann e Células Satélites. Também ocorre uma pequena abordagem sobre o Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico para maior compreensão do conteúdo.

1.2 Justificativa
Pelo fato de que aPsicologia envolve estudos acerca do Sistema Nervoso, torna-se necessário obter domínio sobre as células neurogliais devido a sua importância funcional. Assim, os conhecimentos obtidos no momento atual poderão ser utilizados na atuação profissional após a conclusão do curso.

II – CÉLULAS DA GLIA
As células da glia ou células neurogliais são especializadas, de suporte e não neuronais, dentro doSistema Nervoso Central, em íntima associação com os neurônios e vasos sanguíneos. Elas não transmitem informações, mas dão proteção, alimento, apoio estrutural às células nervosas e, assim, mantem a homeostasia.
Há vários tipos de células neurogliais, cujas formas, funções e localizações são muito diferentes. São divididas em dois grandes grupos: O primeiro é representado pelas células de Schwann epelas células satélites, que se localizam no Sistema Nervoso Periférico. E o segundo é formado pelos oligodendrócitos, pelas micróglias, pelos astrócitos e pelas células ependimárias, que se localizam no Sistema Nervoso Central.

2.1 - Sistema Nervoso Periférico (SNP)
O Sistema Nervoso Periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervosocentral às diversas partes do corpo humano.

2.2 - Grupos do SNP
Célula de Schwann: A célula de Schwann é um tipo de célula glial que produz a mielina presente ao redor dos axônios no Sistema Nervoso Periférico (SNP). Possui a função de suporte e proteção, isolante elétrico para os nervos e permite a propagação rápida de potenciais de ação - variações rápidas, causadas por estímulos, que se propagam aolongo das células para conduzir os impulsos nervosos.
Existem espaçamentos isentos de mielina, chamados de nódulos de Ranvier, que são importantes na condução de impulsos nervosos. Isto facilita um movimento mais ágil do impulso que vai ocorrendo em saltos, já que o impulso só se propaga com a presença de mielina. Este mecanismo permite a condução saltatória do potencial de ação, o que leva agrandes ganhos de velocidade e de energia.
(Ver Anexo D na página 17 para visualizar a Célula de Schwann)

Células satélites: As células satélites se encontram nos gânglios sensoriais e autônomos (os gânglios são grupos de corpos de neurônios localizados fora do sistema nervoso central) e desempenham papel metabólico entre neurônios e os tecidos nervosos que os cercam.
(Ver Anexo E na página 19para visualizar as Células Satélistes)

2.3 Sistema Nervoso Central (SNC)
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. 

2.4 Grupos do SNC
Oligodendrócitos: Localizam-se entre os axônios do SNC, onde desempenham funções semelhantes às das células de...
tracking img