Celulas da glia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mario Palheta
Resumo de células da glia
As células da glia, neuróglia, ou glicócitos, são um conjunto de células mais presentes no sistema nervoso.Constituindo cerca de metade do volume do sistema nervoso, estão presentes tanto no sistema nervoso central, como do periférico. Além de serem responsáveis pela “sustentação” do sistema nervoso,realizam muitasfunções como o fornecimento de nutrientes para os neurônios, fazem a fagocitose ou ainda produzem a bainha de mielina.
Entretanto, as células da glia se dividem de acordo com a sualocalização,enquanto no Sistema nervoso central e periférico . Existem quatro tipos de células no SNC: a) os astrócitos b)os oligodentrócitos c)as micróglias d)células epidemárias
a) Os astrócitos são abundantes epossuem inúmeros prologamentos, com uma pequena massa citoplasmáitca no ao redor do núcleo esférico. Tem a função de sustentação e isolamento de neurônios. Além disso, mantêm um ambiente químicoadequado para a produção de impulsos nervosos; nutrem os neurônios; captam os excessos de neurotransmissores, além de ajudarem na formação da barreira hematoencefálica.
b) Os oligodentrócitos sãomenores que os astrócitos e possuem poucos prolongamentos. São responsáveis pela formação da bainha de mielina em axônios do sistema nervoso central. Formam também a rede de sustentação em tornos dosneurônios do SNC.
c) As micróglias ou microgliócitos são células pequenas e alongadas com núcleo denso também alongado e de contorno irregular. De certo modo, assemelham-se aos fagócitos, já que fazem aremoção, por fagocitose, de células mortas, detritos e microorganismos invasores, ou seja, protegem o SNC, além de eliminar resíduos.
d) As células epidemárias são células cuboidais ou primáticasque forram com revestimento simples as paredes dos ventrículos cerebrais, do arqueduto cerebral e do canal central da medula espinhal; formam o líquido cérebro espinhal e auxiliam na sua...
tracking img