Celular fora de area

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Celular fora de área
Carla de Souza Manhanini – 3º Fisíca
Neste experimento vamos investigar como se comporta o sinal de um telefone celular quando embrulhamos o aparelho em folhas de diferentesmateriais. Materiais Necessários
* Dois telefones celulares
* Folha de papel
* Folha de papel alumínio
1º Passo
Inicialmente embrulhamos um dos telefones em uma folha de papel ediscamos para ele, observamos que o telefone funciona normalmente e escutamos ele tocar.
2º Passo
Em seguida, embrulhamos o telefone que estava inicialmente dentro da folha de papel em uma folha de papelalumínio. Discamos novamente para este telefone e percebemos que desta vez ele se encontra fora de área.
O que acontece
O aparelho celular comunica-se por ondas eletromagnéticas, ou seja, quandoligamos para um celular este funciona como um transmissor e receptor de ondas eletromagnéticas. O processo de propagação das ondas eletromagnéticas consiste em um campo elétrico variável gerando umcampo magnético também variável e vice-versa. Quando embrulhamos o aparelho com papel nada acontece, pois o celular continua recebendo e enviando ondas eletromagnéticas normalmente. Comprovamosisso ao ligar para o telefone e escutá-lo chamar normalmente. Entretanto, quando embrulhamos o telefone na folha de papel alumínio percebemos que ele está sem sinal. Isso nos leva a seguintepergunta: o que faz com que o telefone tenha sinal embrulhado na folha de papel, mas fique fora de área quando embrulhado no papel alumínio? Para entendermos este fenômeno temos de analisar o que fazcom que uma onda penetre ou não em um material. Este efeito é denominado “Skin Depth”, e podemos calcular a distância de penetração da onda em dado material pela fórmula abaixo:
Em que:
σ =condutividade do material μ = permeabilidade
f = freqüência da onda
Com base nessa fórmula percebemos que quanto maior a condutividade do material menor será a distância que a onda penetra...
tracking img