Celula vegetal animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
26/02/12

C lula eucarionte (animal e vegetal)

c lula eucarionte
Vestibular
Datas de Inscrição Vestibular\Seriados\Enem Dicas Pré-Vestibular Escolha do Cursinho Humor

C lula Eucarionte
1. Célula Eucarionte Estas células possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerososseparando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula. Como modelo de células veremos uma célula animal e uma célula vegetal. A. A Célula Animal Como todas as células, possui uma membrana celular (membrana plasmática ou plasmalema). Sua espessura é de 7,5 nanômetros, o que a torna visível somente ao microscópio eletrônico, no qual aparece como um sistema de três camadas: duasescuras, eletrodensas, e entre elas uma camada clara. Esta estrutura trilaminar é chamada unidade de membrana. Sua composição química é lipoproteica, sendo 75% de proteínas e 25% de gorduras. A membrana controla a entrada e saída de substâncias da célula, mantendo quase constante a composição do seu meio interno. Possui permeabilidade seletiva, permitindo a livre passagem de algumas substâncias enão de outras. Engloba partículas (endocitose) por fagocitose (partículas grandes) ou por pinocitose(partículas pequenas e gotículas).

Sobre os Cursos
Descrição do Curso Pesquisar por Curso Concorrência Tipos de Formação

Compartilhe a VWP

O citoplasma é constituído por uma substância fundamental amorfa o hialoplasma ou citosol que co proteínas, íons, aminoácidos e outras substâncias. Aparte proteica pode sofrer modificações reversív estrutura, aumentando ou diminuindo sua viscosidade, alternando de gel (mais denso) para sol vice-versa.

Mergulhados no hialoplasma estão os organóides e os grânulos de depósito de substâncias dive glicogênio ou gorduras. Os organóides possuem funções específicas, sendo alguns revestidos por outros, não. As mitocôndrias são alongadas ou esféricas,revestidas por dupla membrana lipoproteica. Possuem DNA próprio e capacidade de autoduplicação. Liberam energia de moléculas orgânicas, como a glicose, transferindo-a para moléculas de ATP. A energia do ATP é empregada pelas células na realização de trabalho: síntese de substâncias, movimento, divisão celular, etc. Os processos de oxidação da glicose constituem a respiração celular aeróbica,dependente de oxigênio.

O retículo endoplasmático (RE) é formado por um extenso sistema d vesículas revestidas por membrana lipoproteica. As cavidades de são chamadas cisternas do RE. Algumas partes têm ribossomos a rugoso ou granular, também chamado ergastoplasma) e outras pa possuem (RE liso). As funções dos dois tipos são diferentes, e a p cada um depende dos papéis metabólicos da célula. O REpermite a de substâncias pelo interior da célula. O RE rugoso é sede de inte de proteínas. O RE liso produz lipídios, e algumas substâncias lig podem metabolizar substâncias tóxicas, inativando-as.

Os ribossomos são pequenas partículas formadas por proteínas ribossômico. São as organelas responsáveis pela síntese de proteín

www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula-eucarionte.asp

1/3 26/02/12

C lula eucarionte (animal e vegetal)
O complexo de Golgi é constituído por vesículas achatadas ou esféricas, empilhadas e revestidas por membrana lipoproteica. Nas células animais, geralmente está próximo do núcleo. Relaciona-se com a concentração e o armazenamento de substâncias produzidas pelas células e com a transferência destas substâncias para grânulos nos quais serãoeliminadas da célula. Participam, portanto, da secreção celular. Revestidos por membrana lipoproteica, os lisossomos são pequenas vesículas esféricas cheias de enzimas digestivas. Sua função básica é a digestão celular, que envolve dois processos: 1) digestão de partículas (digestão heterofágica); alimentares englobadas pela célula

2) digestão de organóides inativos ou em degeneração (digestão...
tracking img