Celula turgida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Célula Turgida
A célula pode estar em um meio isotônico, hipertônico ou hipotônico. O meio isotônico é o meio que apresenta a mesma concentração que um determinado soluto dacélula. O meio hipertônico apresenta mais soluto que a célula e o meio hipotônico apresenta menos soluto que a célula. Quando a célula se encontra em um meio isotônico nada acontece.Porém, quando esta célula é posta em um meio hipertônico ou hipotônico, ocorre a osmose, que é a movimentação de água, tanto do meio extracelular para o meio intracelular como dointracelular para o extracelular. Então, se a célula é posta em um meio hipertônico, a água presente no interior dela tende a sair para o meio e a célula fica desidratada. Por outro lado,se essa célula é posta em um meio hipotônico, a água do meio tende a entrar na célula e ela fica TÚRGIDA, ou seja, fica cheia de água, até que a concentração de soluto fora e dentrode célula se equilibrem ou a membrana da célula se rompa.

Célula Plasmolisada
Refere-se à célula que sofreu o fenômeno de plasmólise, isto é, a célula que perdeu água para umasolução.
Célula em Murcha
Quando a célula é colocada em um meio hipertônico, ocorre a perda de água. Então a dizemos que a célula “murcha”.
Plasmólise celular
A plasmólise é aretração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado queo citoplasma e a célula perde água por osmose.

Resumo:
Quando a célula é colocada em um meio hipertônico, ocorre a perda de água. A célula murcha. Este fenômeno é chamado de plasmólise.Quando a célula é colocada em um meio hipotônico, ela absorve água, o que chamamos de turgência. Se a entrada persistir, a célula pode estourar, recebendo o nome de plasmoptise
tracking img