Celso_Furtado_claudia_pereira

3340 palavras 14 páginas
Sociedade Brasileira de Sociologia
XII Congresso Brasileiro de Sociologia
Grupo de Trabalho 13: Pensamento Social no Brasil
Título: Celso Furtado e a Teoria do Subdesenvolvimento
Autor: Cláudia Gonçalves Pereira

I- Introdução
O subdesenvolvimento é um tema central na tradição do pensamento político e econômico brasileiro. Porém, cada cientista o explica, de acordo com a categoria analítica que perpassa seu pensamento. Celso Furtado, ao tomar o subdesenvolvimento como objeto de estudo, utiliza os apontamentos metodológicos estruturalistas para explicá-lo.
Pretende-se, nesse trabalho, discutir o subdesenvolvimento, considerando como ponto de partida os conceitos elaborados pela escola cepalina, bem como a aplicação desses, pela teoria furtadiana.
A fim de melhor desenvolver o objetivo proposto, o trabalho está organizado de forma a apresentar:
- as idéias cepalinas acerca do subdesenvolvimento;
- o método furtadiano;
- os elementos históricos formadores do subdesenvolvimento e as diretrizes para a sua superação e;
- o impacto da globalização sobre o subdesenvolvimento brasileiro.

II- Celso Furtado e a Teoria do Subdesenvolvimento
2.1) As idéias cepalinas
A Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) foi criada pelas Nações Unidas em 1948, sendo sua sede, fixada na Capital do Chile. Cabia a esta Comissão, estudar o subdesenvolvimento latino-americano, procurando explicar suas causas, como também suas possibilidades de superação.
Entretanto, a Cepal foi além desse projeto inicial, pois criou um instrumental analítico próprio, que englobava em um mesmo quadro interpretativo, os elementos: estrutural, dualista e histórico. Estrutural e dualista, porque a economia mundial deve ser entendida como uma estrutura centro-periferia que se auto-reproduz, em ritmos diferentes; e histórico, porque as causas do subdesenvolvimento, devem ser procuradas no seu encadeamento histórico.

Os principais conceitos (Celso Furtado, 1961) do

Relacionados