CELILIA MEIRELES

425 palavras 2 páginas
Cecília Meireles
Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no dia 7 do mês de novembro do ano de 1901, na capital do Rio de Janeiro.
Foi criada pela avó materna, pois ficou órfã ainda muito nova, com apenas três anos.
Formou-se em 1917 pela Escola Normal do Rio de janeiro e torna-se professora primária. Sua estreia como literária acontece com o livro de poemas “Espectros”, em 1919. Contudo, sua aclamação como escritora acontece com a obra Viagem, inspirada em uma viagem a Portugal em 1934 e publicada em 1938, sendo vencedora do prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras no ano seguinte.
No ano de 1922, ainda no início de sua carreira como escritora, Cecília Meireles participa de uma corrente literária chamada de “espiritualista”, pois são poemas de linguagem religiosa, voltados ao catolicismo. Este grupo dedicado à poesia religiosa católica colaborava para as revistas Árvore Nova, Terra de Sol e Festa. Mais tarde, ao afastar-se dessa corrente, Cecília aproxima-se das inspirações neossimbolistas e escreve seus próximos livros, na sequencia: Nunca mais...e Poemas dos poemas de 1923 e Baladas para El-Rei de 1925.
Pouco antes, em 1922, casa-se com um pintor português, com quem tem três filhas. Em 1935, fica viúva, após o suicídio do marido. Anos depois casa-se novamente com um médico.
A partir de 1930, a professora-poetisa começa a lecionar literatura brasileira em universidades. Na Universidade do Distrito Federal (atual UFRJ), lecionou Literatura Luso-Brasileira. Sua atividade cultural se intensifica a partir de 1934, quando visita Portugal e desenvolve atividades acadêmicas e culturais nas cidades de Lisboa e Coimbra.
Neste mesmo ano, envolta a sua paixão pelo universo infantil, o qual é tema de vários livros da poetisa, funda a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro.
Nos próximos anos, de 1940 e 1950, intensifica ainda mais suas atividades literárias fora do país: leciona no Texas, faz conferências no México, recebe prêmio de

Relacionados

  • O Manifesto Dos Pioneiros Da Educa O Brasileira
    613 palavras | 3 páginas
  • ANTROPOLOGIA
    332160 palavras | 1329 páginas