Celestin freinet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CELESTIN FREINET

Introdução:

Sabendo da importância da Educação para o desenvolvimento da humanidade e do mundo em geral se torna fundamental aprofundar nosso conhecimento sobre a mesma, a fim de conhecê-la para melhor desenvolvê-la. A Educação ocupa um papel fundamental na historia da evolução mundial, ela é o fator central responsável pelo progresso econômico, social e pessoal, com essepensamento a escola deve se preparar para a vida, para formar seres humanos que saiam dela preparados para viver em sociedade, deve criar ambições, despertar vocações, proporcionar aos alunos que criem seus próprios conceitos. Por isso a educação é fundamental e falar sobre desenvolvimento em qualquer sentido da palavra, inclusão social, crescimento, solução para a violência sem pensar na educaçãoé a mesma coisa que pensar no impossível.
A educação já era assunto em discussão muito tempo antes de existirem as escolas, nos dias de hoje é tema gerador de muitas polêmicas, assim, várias teorias e conceitos estão presentes a fim de encontrar definições corretas e formas de como aplicá-la melhor. Através das muitas opiniões sobre a Educação, surgem muitos pensadores que dedicam anos de estudossobre o assunto. Os pioneiros nessa questão foram Aristóteles (384-322 a.C.), o grego Sócrates (469-399 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Émile Durkheim (1858-1917). Com o passar dos tempos surgiram muitos outros que tinham o mesmo objetivo: criar teorias de como pensar e fazer a Educação, são eles: Comenius, Anton Makarenko, Maria Montessori, Jean Jacques Rosseau, João Pestalozzi, JohnDewey, Henri Walon, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Moacir Gadotti, Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire e Celestin Freinet.
Proposto para a turma de Licenciatura em Educação do Campo o trabalho sobre os pensadores da educação, voltamos nosso olhar para o autor Cèlestin Freinet, a fim de estudá-lo mais a fundo e conhecer quais contribuições esse pensador criou para a Educação, bem como o que podemostrazer dessas teorias para os dias de hoje. Célestin Freinet (1896-1966), foi um grande crítico da escola tradicional e das escolas novas, na França Freinet foi criador do movimento da escola moderna. Seu objetivo principal era desenvolver uma escola popular.
O presente trabalho fala sobre a vida e obra do pensador francês Cèlestin Freinet. Freinet dedicou a vida a elaborar técnicas de ensino quefuncionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa. Essas técnicas são elaboradas estrategicamente de acordo com o interesse e ritmo de aprendizagem dos alunos que possibilitem a evolução de suas vidas sociais e que se geram em cada sala de aula, na realidade de cada momento.
Historicamente, Freinet se identifica entre os educadores da corrente da Escola Nova, que, nas primeirasdécadas do século 20, se insurgiu contra o ensino. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e, portanto desligada da vida. Até hoje seus ensinamentos são estudados e utilizados em salas de aula do mundo todo.


Biografia.

Cèlestin Freinet nasceu no dia 15 de outubro de 1896 em Gars, região de Provença, no sul da França. Foi pastor de rebanhos e na adolescênciainiciou o Curso Normal, mas com o início da I Guerra Mundial interrompe seus estudos para alistar-se no exército. Foi recrutado pelo exército francês, em 1915 e durante a guerra sofreu ações de gases tóxicos que comprometeram seus pulmões para o resto da vida.
Em 1920 Freinet inicia suas atividades como professor primário antes mesmo de concluir o curso normal, na aldeia de Bar-Sur-Loup. Entre 1921 e1924 começa a questionar as normas educacionais e passa a refletir sobre práticas que originaram as atividades voltadas para o interesse dos alunos. Em 1923 Freinet comprou um tipógrafo, para auxiliá-lo a dar aulas, porque seu ferimento no pulmão não permitia que falasse por períodos longos. Com este tipógrafo imprimiu textos livres e jornais da classe para seus alunos. As próprias crianças...
tracking img