Celenterados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hydrozoa: é representado pelas hidras, medusas menores e formas coloniais, como a caravela, e é a única classe que abriga representantes de água doce. Podem ser pólipos, medusas ou ambos, em casos dealternância de geração. A reprodução pode ser sexuada, com sexos separados e fecundação externa. Nestes casos, o embrião se torna, mais tarde, um pequeno pólipo. Ainda há a reprodução assexuada porbrotamento. 

- Scyphozoa: a forma medusoide é predominante, com indivíduos geralmente maiores do que os da classe anterior. Quanto à reprodução, um pequeno pólipo dá origem, por estrobilação, amedusas jovens denominadas éfiras (reprodução assexuada). Estas, mais tarde, poderão se reproduzir sexuadamente, desenvolvendo uma larva (plânula) que adquirirá forma polipoide, fechando o ciclo. 

-Anthozoa: representantes unicamente polipoides, que podem ser solitários, como as anêmonas-do-mar, ou coloniais, como o coral-cérebro. Muitos corais secretam exoesqueleto calcário, responsável pelaformação de recifes. A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, mas sem alternância de gerações.

A classe Cubozoa (do grego kybos, um cubo + zoon, animal) é um grupo pouco estudado do filo Cnidaria,que inclui os animais vulgarmente chamados de cubozoários. Apesar das semelhanças morfológicas do corpo, constituido por um sifão e numerosos tentáculos, os cubozoários não são estritamente medusas(classe Cubozoa). O grupo é típico do Oceano Pacífico e inclui alguns dos mais venenosos animais existentes na actualidade, responsáveis pelo que se designa em medicina como síndrome de Irukandji. O nomeda classe refere-se ao aspecto visual dos sifões, que lembram um cubo (ao contrário das medusas, que são circulares).
Os cubozoários, ao contrário das medusas que são animais planctónicosfiltradores, são predadores activos, com capacidade de deslocação própria. Estudos preliminares realizados por cientistas da Universidade de James Cook da Austrália demonstraram que os cubozoários não se...
tracking img