Celebração da ceia pascal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Celebração da Ceia Pascal
CELEBRAÇÃO DA CEIA PASCAL

OBJETIVO E ORIENTAÇÕES GERAIS: A idéia é fazer memória da ressurreição de Cristo a partir da ceia judaica. Os símbolos, os gestos, o texto bíblico, a mesa e reflexões, tudo é convite para celebrar com fé a festa da Páscoa a partir da tradição do povo antigo.

MATERIAL PARA A CEIA:
Jarra para água, bacia, toalha para as mãos; castiçaise velas para colocar no centro da(s) mesa(s); ervas amargas (almeirão, rúcula, couve ); carne assada); pão; vinho; copos; bíblia; flores, uva e trigo.

===================================================

(Sentam-se todos em torno da mesa, que pode ser preparada também no chão)

DIRIGENTE: Bem vindos todos. Estamos aqui para celebrar a vida de todos nós. Celebrar Cristo Ressuscitado e dargraças por tudo o que vivemos: alegria e dor, preocupações e prazer, abandono e solidariedade, tristeza e festa, desunião e amor, morte e ressurreição. Juntos vamos dizer como Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância”.

TODOS: “Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância”.

DIRIGENTE: O mundo precisa de paz. É preciso lutar para que os sentimentos de justiça sejamformados nas pessoas. E para que a justiça e a paz se tornem concretas, é necessário perdoar e pedir perdão uns aos outros.

TODOS: PEDIDO DE PERDÃO: Um texto ou um canto de perdão...

COMENTARISTA: O ato de lavar as mãos durante a Ceia da Páscoa significa a purificação interior de todos aqueles que participam do solene ritual. Do mesmo modo, após a apresentação dos dons, no chamado“ofertório” da Missa, o sacerdote repete este ato significativo. Muito provavelmente, foi justamente neste ponto da Ceia que Jesus se levantou e lavou os pés de seus discípulos, dando assim ênfase e expressão ao seu novo “mandamento” do Amor.

DIRIGENTE: Bendito sejas tu, Adonai*, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste com os teus mandamentos e nos ensinaste o ritual de lavar as mãos.

(Aseguir, um “SERVIÇAL” passa uma jarra com água e uma bacia para que todos possam
lavar-se as mãos, como sinal do perdão de Deus e de que nos perdoamos uns aos outros)

DIRIGENTE: A luz sempre será um símbolo forte nas nossas celebrações e festas. Hoje, de modo especial, voltamos ao tempo de Jesus, para melhor celebrar as nossas vidas – presente de Deus para cada um de nós.

COMENTARISTA: Noslares das famílias judias, correspondia à Mãe acender as luzes dos candeeiros e, assim, dar vida e alegria ao ambiente em que se realizavam as solenidades. Podemos supor que, na última Ceia, foi Maria quem o fez. A Igreja Católica, conservando essa bela tradição, inicia a cerimônia da vigília pascal com a “bênção” da luz, símbolo da vinda de Cristo, o Messias, luz do mundo. Também o uso das velasnos altares tem sua origem nesse antigo costume israelita.

(A “MÃE” acende as velas, enquanto. todos ficam de pé)

MÃE: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste com teus mandamentos e nos guiais com amor nesta festa das luzes. Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos conservaste a vida até o dia de hoje. Que esta casa seja abençoada, óDeus, e que a luz da tua benevolência brilhe sobre todos nos, trazendo-nos a paz.

TODOS: Amém, Amém.
(Sentam-se todos)
_______________

* Adonai é o plural de Adoní que significa “Meu Senhor”, nome com que os judeus chamavam a Deus
DIRIGENTE: Na nossa vida nem tudo é tranqüilidade, nem tudo é alegria. Temos preocupações e muitas vezes desanimamos, mesmo sabendo que Jesus nunca nosabandona. Ele mesmo disse: “Coragem, eu venci o mundo”.

(O DIRIGENTE ergue as ervas amargas, enquanto todos perguntam)

TODOS: Qual o significado do marór?

DIRIGENTE: Marór significa erva amarga. Comemos marór para relembrar que os egípcios amarguraram a vida de nossos pais, como está escrito: ”Os egípcios odiavam os filhos de Israel, impunham-lhes a mais dura servidão, e amarguravam-lhes...
tracking img