Celas Eletrol ticas

1330 palavras 6 páginas
EFA Centro de Educação Básica Francisco de Assis

CELAS
ELETROLÍTICAS
Eduardo Berlezi,
Fernanda Viero,
Gabriella Fernandes,
Kênia Vasconcelos.

Componente Curricular: Química
Professor: Samir Abel Kreme

Turma 231, Agosto de 2015

ELETROQUÍMICA:

Eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que produzem

corrente elétrica através de reações chamadas de oxidação e redução. Também estuda as reações que ocorrem por intermédio do fornecimento de corrente elétrica, conhecidas como eletrólise.
As reações ocorrem trocas de elétrons entre os átomos e os íons.
A eletroquímica está muito presente no nosso dia-a-dia. Está presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores, e muitos outros.

As reações de oxirredução (oxidação e redução) também estão presentes no cotidiano, como na oxidação do ferro (formação da ferrugem), redução de minérios metálicos para a produção de metais, formação do aço, corrosão de navios, etc.

O eletrodo no qual ocorre oxidação é denominado ânodo
O eletrodo no qual ocorre redução é denominado cátodo

A conversão de energia elétrica em energia química é um processo não-espontâneo, chamado de eletrólise.

CELAS ELETROLÍTICAS

Se denomina célula eletrolítica o dispositivo usado para a decomposição mediante a corrente elétrica de corpos ionizados denominados eletrólitos, ou seja, transforma energia elétrica em energia química.

Ocorre uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica.

Corrente elétrica: é o fluxo "ordenado" de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Eletrólise Ígnea: É o nome dado de uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido. Como se trata do fenômeno de

Relacionados