Cegueira visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrever o aluno, analisar o cotidiano escolar e justificar o uso da tecnologia assistiva necessária

Descrição: Uma menina com 6 anos de idade no 1º ano do Ciclo I, nãoconsegue se comunicar com as demais pessoas verbalmente, se expressando apenas emitindo sons. Não acompanha o ritmo da sala, necessitando diariamente de um segundo professor paraauxiliá-la. A aluna tem diagnóstico conclusivo de deficiência intelectual. Usa fraudas e fica sempre em colchãozinho dentro da sala, pois não consegue ficar sentada e não sealimenta sozinha.

Cotidiano da aluna: Frequenta a escola pela manhã e necessita de um professor auxiliar para acompanha-la no seu dia –a- dia. A aluna apesar de não conseguiracompanhar o desenvolvimento da sala, sempre está inserida no grupo, conseguindo assim, demostrar seu lado afetivo com as demais pessoas, “ quando a aluna chegou à escola eraarredia e batia em todos, não conseguindo se controlar, necessitando assim da intervenção do auxiliar da classe de forma incessante.
Ela gosta de cantigas de roda, mas, sua atenção élimitada, por isso sempre está andando dentro da escola com a companhia do auxiliar.
Em atividades dirigidas ela precisa estar ocupada com algo que lhe chame a atenção para nãotirar a concentração dos demais alunos.
Tecnologia Assistiva: Caderno de comunicação entre família e escola para pais e escola saberem o que se passa na ausência de ambos e assimpoder melhorar no atendimento da aluna. Pasta com recursos visuais para registrar historia, momentos do cotidiano e figuras que a criança julga necessário para participar daroda de conversa, momento de história e cantigas de roda. Há também atividades que os professores buscam para interagir com a aluna a fim de ajudar a aluna no seu desenvolvimento.
tracking img