Cego de jericó

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
CEGO DE JERICÓ

MARCOS 9:46-52

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado á beira do Caminho 47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filhode Davi, tem misericórdia de mim! 49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver eseguia a Jesus estrada a fora.

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado á beira do Caminho

CEGO: defeito físico que impede que alguém veja.

Trazendo para os dias de hoje, podemos identificar como “cegos” aqueles que não vêem situações em sua vida que o estão levandopara um lado não muito agradável. Situações que nos colocam às vezes em sérios apuros. Como: drogas, violência, indisciplina, irresponsabilidade...

Identificamos também “cegos espirituais”. Sabemos que existe uma batalha espiritual conforme diz Efésios 6:12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevasdeste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Porém muitas pessoas descartam a possibilidade de que o mundo espiritual influencia nossa vida cotidiana. A bíblia nos diz também em I Pedro 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” E como não queremos enxergar essa realidade, eleaproveita para lançar os seus dardos inflamados, que afetam nossa vida emocional, física e até material. Portanto precisamos estar protegidos com o escudo da fé, conforme Efésios 6:16 “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”.

Pergunta: Existe algo que você está enxergando, mas finge que não vê? Ou alguma situação em que pode ser uma“cegueira”? Como anda seu escudo da fé?

MENDIGO: o dicionário diz que é uma pessoa que vive de pedir esmolas, pedinte. Geralmente damos como esmola aquilo que não nos fará falta, ou uma mera moedinha ou migalha que esteja sobrando. Mesmo assim, para nos vermos livres do pedinte.

Graças a Deus, a maioria da sociedade, não se encontra como mendigos pedintes. Muitos não necessitam de esmolas ouprecisam pedir algo material. Mas, identifico alguns “mendigos espirituais”.

Marcos 7:28 “Ela porém respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.

Neste texto de Marcos 7:24-30, vemos claramente o exemplo de alguém que está tentando uma bênção através de “migalha”. Há pessoas que ao invés de buscar a Deus com suas própriasforças, ficam somente na confiança e esperança de orações e bênçãos de outras pessoas que se encontram mais próximas de Deus. Não que isto esteja errado! As pessoas devem orar e abençoar umas às outras no Nome de Jesus. Mas Deus, Eole quer que nós mesmos busquemos NELE tudo aquilo que necessitamos. Nós só precisamos buscar aquilo que nos aproxima Dele, pedir e confiar no seu poder. Em Mateus 6:33diz: “Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e TODAS estas coisas vos serão acrescentadas”. Deus, se agrada em suprir suas necessidades físicas, mentais e espirituais. Filipenses 4:19 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Pergunta: Existe dúvida de que não precisa “mendigar” com Deus?
Você...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cego de jericó
  • O cego de jericó
  • o cego de Jerico
  • E se eu fosse cego
  • Cego
  • Entre cegos que vêem ou entre cegos curados?
  • Terço de Jericó
  • muralhas de jericó

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!