Cecilia meirele, ou isto ou aquilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL COORDENAÇÃO DE LETRAS/PORTUGUÊS

LÉLIA RAMIRES DE OLIVEIRA SILVA
LIA CARLA PIMENTEL
MARIA JOSÉLIA FLURINDO DOS SANTOS
SUELMA PATRICIA DE OLIVEIRA RÊGO

CECÍLIA MEIRELES, OU ISTO OU AQUILO

TERESINA
2012
LÉLIA RAMIRES DE OLIVEIRA SILVA
LIA CARLA PIMENTEL
MARIA JOSÉLIAFLURINDO DOS SANTOS
SUELMA PATRICIA DE OLIVEIRA RÊGO

CECÍLIA MEIRELES, OU ISTO OU AQUILO

Trabalho apresentado à disciplina de Crítica Literária, referente à 3° avaliação, sob a orientação do Prof. Dr. Élio Ferreira.

TERESINA
2012

SOBRE A AUTORA

Cecília Meireles, poeta da segunda fase do modernismo brasileiro, faz parte da chamada “poesia de 30”. Que se estende de 1930 a 1945. Estréia com o livroEspectros (1919), participando da corrente espiritualista, sob a influência dos poetas que formariam o grupo da revista Festa (neo-simbolista).
Suas principais características são sensibilidade forte, intimismo, introspecção, viagem para dentro de si mesma e consciência da transitoriedade das coisas (tempo = personagem principal). Para ela as realidades não são para se filosofar, são inexplicáveis,basta vivê-las.
Órfã de pai e de mãe, Cecília foi criada pela sua avó portuguesa, D. Jacinta Garcia. Começou a escrever poesia a partir dos 9 anos de idade. Entre os anos de 1913 1916 frequentou a escola normal do Rio de Janeiro, como professora estudou línguas, literatura, folclore, música e teoria educacional.
Em 1919 aos dezoito anos, Cecília publicou o seu primeiro livro de poesias. Espectro,um conjunto de sonetos simbolistas. Embora vivesse sob influência do modernismo, sua obra apresentava heranças do simbolismo e técnicas do Classicismo, Romantismo, Parnasianismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal.
No ano de 1922, ela se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas, seu marido q sofria dedepressão, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinicius da Silveira Grilo, falecimento em 1972.
Cecília teve ainda importante atuação como jornalista com publicação diária sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, tendo fundado em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil. Observa-se ainda seu amploreconhecimento na poesia infantil com textos como leilão de jardim, O menino Azul, Colar de Carolina entre outros.
Ela procurou trazer para a poesia infantil a musicalidade características de sua poesia, explorou versos regulares, a combinação de diferentes metros, o verso livre, a aliteração a assonância e a rima. Fazendo com que seus poemas infantis não ficassem apenas restritos á leitura infantil,permitindo deferentes níveis de leitura.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA OBRA

A obra “Ou isto ou aquilo”, por meio da visão poético-pedagógica de Cecília Meireles, já anteciparia, na segunda metade do século XX, novos parâmetros à educação da criança e, sobretudo, a ampliação do imaginário infantil. A obra alberga dentre outras questões, á lírica pedagógica ceciliana, enfatizando a sua relevância à criança eà infância, possuindo, um caráter de instrução e de entretenimento.
A obra vem constituída de 56 poemas, sendo todos acompanhados de belíssimas ilustrações. Os poemas se destacam pelo valor pragmático que lhes conferem um caráter utilitário à formação e educação da criança. Os poemas retratam, ainda, coisas, significados, passagens e paisagens da infância, apresentando uma linguagem simples, comassociações simbólicas das coisas, às palavras, aos conceitos e a variação de sentidos.
Segundo Cereja e Magalhães (2005), “Ou Isto ou Aquilo” é umas das obras mais lidas e apreciadas na literatura infantil reunindo poemas suaves e musicais sobre sonhos e as fantasias do imaginário infantil. Outra característica marcante nos poemas cecilianos do livro, é a presença do lúdico, conferindo aos...
tracking img