Cebero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cérbero (do grego Κέρβερος, Kérberos) era um monstruoso cão de múltiplas cabeças ao redor do pescoço que guardava a entrada do Reino de Hades, o reino subterrâneo dos mortos, impedindo a fuga dasalmas e a entrada de mortais. Filho de Tifão e Équidna, era irmão da Hidra de Lerna, do Leão de Nemeia e de Ortro, o cão de Gerião.

A etimologia do seu nome não é segura. Uma hipótese o aproxima dosânscrito Śārvara, nome de um dos cães de Yama, o deus indiano da morte. Os dois nomes derivariam igualmente de um proto-indoeuropeu *ḱerberos, que significaria "pintado", "marchetado" [1] e temcognatos em línguas eslavas, bálticas e celtas.

Segundo Hesíodo, o primeiro a mencioná-lo, Cérbero possuía cinquenta cabeças e voz de bronze. A imagem clássica mais frequente, porém, o representa comodotado de cauda de dragão, pescoços e dorso eriçados com uma juba de serpentes e três cabeças, que em muitas descrições vêem e representam o passado, o presente e o futuro e em algumas outras, onascimento, a juventude e a velhice[2]. Às vezes, porém, Cérbero foi representado com duas cabeças, ou mesmo apenas uma. Segundo o filósofo Heráclito, Cérbero era um cão grande de uma só cabeça, mas eraacompanhado de dois filhotes que foram representados na arte como cabeças extras.

Um dos trabalhos impostos por Euristeu a Héracles foi o de ir ao Reino de Hades e e de lá trazer o monstro. Apósiniciar-se nos Mistérios de Elêusis, o herói desceu à outra vida. Plutão permitiu-lhe cumprir a tarefa, desde que dominasse Cérbero sem usar de armas. Numa luta corpo-a-corpo, o filho de Alcmena o venceu eo trouxe meio sufocado até o palácio de Euristeu que, apavorado, ordenou a Héracles que o levasse de volta a Hades. Para cruzar as fronteiras de Hades, Orfeu também dominou Cérbero fazendo-oadormecer com sua música e Eneias com bolos de mel impregnados de um sonífero.

O cão do Hades representa o terror da morte, o próprio Hades e o inferno interior de cada um. É de se observar que...
tracking img