Cdpei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material das aulas CDPEI

Educação Infantil: concepções e práticas

O que é? Qual o sentimento que temos ao lembrar-se desse período da nossa infância?

Aspectos Legais: 

Educação Básica -Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Sentimento de Infância

Surgimento da Infância: historicamente nem sempre a criança foi considerada umser com características e peculiaridades especiais.

História da Criança no Brasil – Mary Del Priore (Org.)
A situação de desigualdade social em que vivem milhares de meninos e meninas brasileirose seu modo de vida possuem raízes históricas. Organizado pela historiadora e ex-professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), Mary Del Priore, o livro traz 15 artigos desociólogos, historiadores e especialistas da área de infância e adolescência sobre a história das crianças desde o início da colonização do País, em 1530.
Na época, uma criança ficava exposta atratamentos hoje considerados degradantes e era comparada a um animal, cuja força de trabalho deveria ser explorada ao máximo. Durante as viagens nas naus portuguesas, as adolescentes, consideradas aptas aocasamento a partir dos 15 anos, eram vigiadas pelos padres para que não fossem sexualmente abusadas pelos marinheiros. Os meninos, além de sofrer o abuso, ainda trabalhavam como grumetes. As criançaseram sempre as últimas a se servir das refeições e bebiam água de barris de madeira repletos de fungos.
Desapego à infância devido à alta mortalidade infantil (período da colonização brasileira).Com as naus de Pedro Álvares Cabral vieram também o trabalho infantil, a prostituição e a violência contra as crianças. Os pequenos eram jogados em porões de navios e vivia toda sorte de mazelas, decomer ratos e cadáveres, até sofrer abusos sexuais. 

Os jesuítas, sob alegação de salvar almas, imprimiram castigos corporais aos miúdos. Com maior poder de socialização, os garotos que chegaram...
tracking img