CDPEF Trabalho 1 Bim

1068 palavras 5 páginas
1. Introdução

Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem, inter alia. Assim, justifica-se o presente estudo, tendo em vista que o modo como os professores realizam o seu trabalho na escola tem a ver com os pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente.
As tendências pedagógicas são divididas em:
Tendências Pedagógicas Liberais:
- Tradicional;
- Renovadora Progressista;
- Renovadora não diretiva;
- Tecnicista.
Tendências Pedagógicas Progressistas:
- Libertadora;
- Libertaria;
- Crítica-social dos conteúdos.

2. Desenvolvimento

2.1 Tendências Pedagógicas Liberais
Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.
2.1.1 Pedagogia liberal tradicional
Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. Um de seus percussores foi Johann Friedrich Herbart.
2.1.2 Pedagogia liberal renovadora progressista
A educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero expositor e assume o

Relacionados