cCavalhadas em Santa Cruz de Goias

474 palavras 2 páginas
UEG- Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Pires do Rio
Disciplina:Antropologia Cutural
Curso:1º ano Historia
Aluna:Luciara

Daniely Klaina

Cavalhadas em Santa Cruz de Goiás

Em 27 de Agosto de 1729 o Bandeirante Manoel Dias da Silva,alojou-se e um sitio. Em agradecimento a Deus por ter encontrado muito ouro, ergueu uma grande cruz com os dizeres “Viva el Rei de Portugal”, e disse a todos que ali seria o futuro arraial de Santa Cruz.

As primeiras habitações foram construídas junto à cruz erguida também a capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Em 1º de abril de 1833, o arraial tornou-se vila, em 29 de abril de 1884, passou a condição de cidade, sua área territorial é de 1.109km, limita-se com municípios de Pires do Rio, Palmelo, Cristianopolis, Caldas Novas e Piracanjuba.

A encenação das Cavalhadas em Santa Cruz, ocorre em dois dias consecutivos.A primeira encenação em em Santa Cruz foi em 15 e 16 de agosto de 1819, coordenada por Raspasiano Adagomanto, por não haver registro de que era ele, não se sabe porque ele trouxe essa encenação para cá, so se sabe que as Cavalhadas é uma representação da guerra entre o Império francês contra os turcos Mouros. A encenação representa uma grande luta do bem contra o mal. Cristãos acompanhados pelos anjos, carregavam o emblema da cruz, mouros acompanhados do diabo, carregavam a espada. Os cristãos acreditavam que os espíritos maus impediam os mouros de aceitarem a Lei de Nosso Senhor Jesus Cristo. No primeiro dia de encenação, a princesa chega ao campo de batalha vestida de azul.A cor de sua roupa corresponde à cor azul dos cavalheiros cristãos, é relacionada ao cristianismo, à santidade.O príncipe turco quer levar a princesa para ser sua esposa tenta convencer o príncipe cristão ,mas como ele não aceita começa a luta com

Relacionados