CC RC 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 2 (367 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Menina morre ao receber vaselina na veia em hospital. Estela, 12 anos, foi internada com quadro de virose, diarréia, febre e dores abdominais. O médico lhe receitou medicamentos e soro na veia. Apósreceber duas bolsas de soro, Estela começou a passar mal na terceira.Só então foi constatado que em lugar de soro estava sendo injetada vaselina na sua veia. Maria, a enfermeira responsável peloatendimento de Estela, teria se enganado porque os frascos usados para guardar soro e vaselina são semelhantes.( Globo, 7/12/2010) Considerando apenas a conduta da enfermeira Maria, indaga-se: o caso é deresponsabilidade contratual ou extracontratual? Responsabilidade objetiva ou subjetiva? Resposta fundamentada.
Em relação a menina e o hospital existe uma relação contratual, uma vez que havia umarelação juridica preexistente entre eles.
A responsabilidade dos médicos e profissionais da saúde é subjetiva.
Mas, no caso em epígrafe é indiscutivel a violação do dever de cuidado da enfermeira, oque caracteriza a culpa.
Uma mera semelhança nos frascos de vaselina e soro não justifica o seu erro. Muito pelo contrário, agrava mais ainda a sua negligência, pois em razão da semelhança estadeveria ter mais cuidados ao manusea-los.

Ação indenizatória por danos materiais e morais movida por Antonio em face de José, fundada no seguinte fato: o veiculo do réu (José) colidiu com a porta doveículo do autor (Antonio) no momento em que este desembarcava do mesmo, decepando-lhe três dedos da mão esquerda. Em contestação, o réu alega e prova que o autor, além de estar parado em fila dupla, abriua porta do veiculo inadvertidamente no momento em que passava o veículo do réu. Dando os fatos narrados como provados, assinale a afirmativa correta, justificadamente:

A) O réu (José) não terá queindenizar porque houve culpa exclusiva da vítima.
B) O réu terá que indenizar porque violou o dever de cuidado – era previsível que alguém poderia saltar de um veículo parado em fila dupla.
C) A...
tracking img