CC CCJ01098

944 palavras 4 páginas
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA - CCJ0109
Título
CASO CONCRETO 8

Descrição

O professor poderá enriquecer com mais perguntas o seguinte estudo dirigido:

Estudo Dirigido

1. O que é filosofia? E quais as características da filosofia?

R: Etimologicamente, a palavra Filosofia provém do grego Philos (amor/amizade) e Sophia (sabedoria/conhecimento), que podemos traduzir como ‘amor ao conhecimento’ um ‘relacionamento íntimo com o conhecimento e a sabedoria’. A partir daí podemos conceituar Filosofia como a busca constante da sabedoria enquanto estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. As suas principais características são o trabalho intelectual, a razão, a intuição, a reflexão crítica, o questionamento, a fundamentação, a sistematização da busca pelo conhecimento e a racionalização das ideias e significações.

2. O que é Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do
Direito? Por quê?

R: É a investigação filosófica que tem como objeto o Direito. Ou seja, um saber crítico a respeito das construções jurídicas e práticas do Direito, tendo como tarefa a busca dos seus fundamentos, a reflexão às modificações no mundo jurídico, desvelando e racionalizando ideologias que embasam certas práticas jurídicas e princípios adotados pelas leis, para que dessa forma contribua no processo de busca constante do entendimento e do conhecimento, que é a essência da Filosofia, e promova ao Direito a aproximação do senso de justiça concatenado aos fatos e valores humanos, naturais e sociais.

3. O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?

R: É a própria filosofia geral com um objeto específico: a política, a natureza das leis, a natureza do governo, a origem da organização social e sobre qual seria a melhor forma de convívio entre os indivíduos. Todos estes temas nos levam a pensar sobre o espaço público, que

Relacionados