CBV LITURGIA DA PALAVRA 4o DOMINGO PASCOA B

1079 palavras 5 páginas
Liturgia da Palavra 3º DOMINGO DA PÁSCOA, ANO A. A Liturgia da Palavra deste 4º Domingo da Páscoa – B, revela-nos a Manifestação de Jesus Ressuscitado aos Pastores da Igreja. Jesus é o único (Jo.10,11) e perfeito Pastor, que conhece intimamente o Pai e transmite esse conhecimento aos Seus. Conhece de perto a nossa condição humana e oferece a Sua Vida pela salvação de todos.

E porque veio para ser «o Bom Pastor» dos homens de todos os tempos, Ele quis que o Seu ministério pastoral fosse prolongado no tempo e no espaço. Assim, na pessoa de Pedro e dos outros Apóstolos, Jesus põe à frente da Sua Igreja o Papa e os Bispos, a fim de que, estando ao serviço dos irmãos, possam conduzi-los para o redil de Cristo.

Através do ministério hierárquico da Igreja, instituído por vontade expressa do Senhor, a presença de Jesus Ressuscitado torna-se afectiva no meio de nós. Postos pelo Espírito Santo para apascentar o Povo de Deus, (Act.20,28), é, directamente de Cristo por meio da Ordenação, que os Bispos recebem o poder de reger a Igreja.

É também em estreita união com Cristo, como delegados Seus, que os Bispos, sucessores dos Apóstolos, e o Papa, sucessor de Pedro e o primeiro em autoridade entre todos, asseguram a unidade do Corpo Místico e trabalham pelo seu crescimento. Deste modo, a obediência que a fé nos leva a prestar ao Papa, Pastor supremo, e aos Bispos, centros de unidade da Igreja Local, mestres e pais da Família diocesana, é a Cristo Ressuscitado que é oferecida.

A 1ª Leitura, dos Actos dos Apóstolos diz-nos que Pedro, diante do Sinédrio, inaugura a pregação no nome de Jesus e proclama que Ele não só continua vivo, como também é o único Salvador.

- “Pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, por Ele é que este homem se encontra na vossa presença

Relacionados