CBS01004 Modulo 1 Pratica 2 2015

955 palavras 4 páginas
CBS01004
2015/I
Módulo 1 – Estrutura e Função
Aula Prática 2

Parte I – Aminoácidos como tampões
Material e métodos

1.1. Introdução:
Colocando o aminoácido glicina em meio ácido (HCl 0,1N), todos os seus grupos ionizáveis ficam protonados.
Ao se adicionar lentamente NaOH a este meio, os prótons do meio serão neutralizados pelas hidroxilas da base e, em conseqüência, deve haver diminuição da concentração de prótons, o que se comprova pelo aumento do pH. O pH da solução de HCl 0,1N é de aproximadamente 1,0.
Por outro lado, os grupos -carboxila iniciam a sua dissociação a partir do pH 1,2 e a base adicionada passa então a neutralizar os prótons dissociados deste grupo e não os do meio. Assim, o pH do meio varia muito lentamente. Ocorre uma resistência a variação do pH do meio. Isso se denomina efeito tamponante do grupo -carboxila do aminoácido.
À medida que o pH da solução for se afastando do valor 2,2, a concentração dos grupos –COOH vai diminuindo e a base adicionada volta a neutralizar os H+ do meio, diminuindo a sua concentração, o que novamente pode ser comprovado pelo aumento do pH.
Quando o pH da solução se aproximar de 9,6, os grupos α-amino começam a dissociar-se, passando a base adicionada a neutralizar os prótons provenientes da dissociação deste grupo. Assim, o pH do meio outra vez varia lentamente. Ocorre outra resistência à variação do pH do meio. Esse é o efeito tamponante do grupo α-amino do aminoácido.

Aminoácido

Glicina

À medida que o pH da solução se afastar de 9,6, a concentração dos grupos α-amino vai diminuindo e a base volta novamente a neutralizar os H+ do meio. Portanto, o aminoácido glicina possui dois grupos com capacidade tamponante: α-COOH, em pH ácido = 2,3 e α-NH, em pH alcalino = 9,6.
A capacidade tamponante de cada grupo inicia 1 unidade antes e termina 1 unidade após o pH indicado acima. A capacidade tamponante máxima do grupo α-carboxila ocorre, justamente, quando o pH da solução atinge 2,3, assim como para o grupo α-amino é

Relacionados