Cbj - judo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de voto

Até 2001, 25 das atuais 27 federações estaduais de judô, possuíam direito de voto.
Atualmente, todos os 26 estados mais o Distrito Federal, possui direito avoto junto com suas federações.
Previamente são lançadas chapas eleitorais dos candidatos, e no dia da eleição estes comparecem a sede da CBJ no Rio de Janeiro, com os representantes decada Federação, onde acontece a votação.

Presidentes notáveis

Augusto de Oliveira Cordeiro

A CBJ foi fundada no ano de 1969 por Paschoal Segreto Sobrinho, no entanto ela só foireconhecida oficialmente a partir de 1972 quando Augusto de Oliveira Cordeiro a presidiu até 1979.
Augusto foi um dos judocas pioneiros no país, nessa época ele conseguiu reunir diversaspequenas turmas e popularizar o esporte, e fazer surgir os primeiros medalhistas do país.

Mamede

A presidência de Joaquim Mamede e de Joaquim Mamede Junior, ficou conhecida como a“era Mamede” no judô brasileiro. Em 1979, Joaquim Mamede assumiu a presidência da entidade, tem duas reeleições e não pode mais se recandidatar, pois havia chegado no limite da época, então lançaseu filho a candidatura, Joaquim Mamede Junior em 1991. Mamede Junior se mantém na presidência até 2001, a era Mamede foi marcada por ser um período longo de 21 anos sem muitas conquistas nacionaise internacionais, além de diversos desvios de verbas destinadas ao esporte.

Paulo Wanderley Teixeira

Nas eleições de 2001, foi lançado a chapa de Paulo Wanderley, até entãopresidente da Federação do Espirito Santo, que tirou a hegemonia da família Mamede do poder. Desde então Paulo Wanderley é o presidente da Confederação Brasileira de Judô, e tem mantido, e conseguidoinvestimentos para que o desporte se desenvolva mais no país, seguindo os passos de seu precursor, Augusto de Oliveira.

REFERÊNCIAS

http://esporte.uol.com.br/
http://www.judobrasil.net/...
tracking img