Cbciss. teorização do serviço social: documento alto de boa vista. rio de janeiro: agir, 1988.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2896 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDERP
Polo Juazeiro/ BA
Curso: Serviço Social
Matéria: Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Professor: DR. Potiguara Acácio Pereira

Participantes

O mundo que conhecemos

Neste relato, chegou-se a conclusão de que o mundo é tudo aquilo que existe e que é o resultado de nossas reações e as influencias externas. Nós percebemos o mundo e criamos a nossa própria percepção de mundo. Já arealidade é nossa vivência no mundo, a teoria de Newton afirma que há uma realidade objetiva, que o mundo é como o vemos e existe independentemente de nossa existência, então a realidade é aquilo que vivemos a cada dia.
O ser humano é um ser vivo dotado de capacidades que se diferenciam dos outros seres vivos por sua capacidade de produzir e transmitir uma linguagem cultural. O ser humano é alguémque deve se responsabilizar por aquilo que faz e pensa. O ser humano é muito complicado, quanto mais se tenta entender mais difícil fica, ele é um ser munido de razão e inteligência, mas na maioria das vezes não sabe usar sendo que na simplicidade se acha a felicidade.
A sociedade humana é formada de pessoas que tem a necessidade umas das outras para continuarem a espécie, buscar seusobjetivos e realizar sonhos. É ser educado saber respeitar regras, respeitando a opinião do outro sem deixar que desrespeitem a sua própria. Viver em sociedade é aceitar que apesar de sermos da mesma espécie, somos diferentes no modo de pensar, na maneira como agimos e de como vemos o mundo, temos que viver com as diferenças grupais. Seres humanos têm necessidades materiais e espirituais, por estemotivo viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano.
Viver em sociedade tem como finalidade a forma de organização, como as famílias e dividir suas necessidades e angustias, viver em sociedade é ajudar-se mutuamente cada um em sua necessidade. Saber os problemas sociais da sociedade e tentar resolvê-los da melhor maneira possível, pois não é possível viver sozinho.
Oconhecimento é tudo aquilo que se adquirem dês de o seu nascimento até a morte e esse conhecimento que serve para que o ser humano crie soluções para os mais diversos problemas do ser vivo. O conhecimento é essencial em nossas vidas, poisos colocam mais próximos de nossos objetivos, o conhecimento serve para muitas coisas como: dar satisfação de si próprio, identificar ameaças e oportunidades que surgem emsuas vidas. Assim o conhecimento ajuda as pessoas a se sobressaírem de situações no seu dia a dia.
O ser humano busca sua cidadania e os tem quando ele cumpre com as suas obrigações e gozando de seus direitos. O cidadão tem direito a vida, a igualdade e vários outros que tornam o cidadão mais digno, ou seja, os direitos civis são apresentados como o ponto de partida para a cidadania. É noexercício da sua cidadania que se tornaa sociedade mais justa.
As condições de vida são o retrato da nossa condição de cidadão, pois temos muitos direitos mais nem sempre esses direitos nos são concedidos na sua totalidade muitas vezes nos obrigando a viver de forma indigna quando na realidade o objetivo tinha que ser o bem estar de toda coletividade.
O preconceito materializa-se emdiferentes formas de discriminação, é uma realidade objetiva para amplos segmentos de homens e mulheres. Isso porque as diferenças no jeito de ser e viver tem significado uma arena fértil para a manifestação de múltiplas modalidades de opressão. O preconceito mais notório no nosso cotidiano é o de classes sociais mais baixas, onde parecem serem invisíveis ao resto da sociedade, onde a distribuição derenda não alcança, onde a solidariedade parece estar morta e as pessoas só se importam com suas próprias vidas, pois é necessário que se faça algo para acabar com o preconceito e distinção de classes sociais, pois todo mundo precisa de todo mundo numa sociedade como um todo, então nada mais justo que uma sociedade mais justa.

Filosofia e Práticas Sociais

A filosofia exerce sobre a...
tracking img