Cbc - companhia brasileira de confcções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Em 1974, Cláudio Barros, gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda, demitiu-se do cargo e associou-se a Marcel, imigrante francês recém chegado ao pais que trazia uma grande experiência da industria Pariense de confecção, com essa união nasceu uma pequena oficina de confecção, que logo evolui para a produção em série.
Enquanto Cláudio revelava-se um líderautoconfiante e bastante sagaz, Marcel vivia completamente adsorvido pela indústria, adquirindo novas máquinas, adaptando outras, estudando processos e operações, sua produção e o mercado que atuava foi crescendo constante e sua clientela cada vez maior, logo se transformou em uma pequena empresa em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção.
A CBC atuava no mercado de confecção emoda, tendo como cliente os consumidores de todo território nacional. Seu objetivo era produzir roupas com materiais e design diferenciados e de alta qualidade. Assim ela consolidou-se no mercado com o comércio atacadista de roupas variadas. Tinha um sistema de planejamento visando o sucesso, mas sem preocupações para manter seu crescimento.
A razão principal de existência da CBC era atender asexpectativas de todos os grupos de interesse envolvido na organização, através de uma linha de produtos de qualidade, com inovação nos processos de fabricação, sustentabilidade, maximização dos lucros, expansão no mercado e segurança no negócio.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional tinha um planejamento estratégico de nível institucional sob o comando de CláudioBarros, que era responsável por toda a burocracia e administração da empresa, enquanto Marcel, que tinha pavor a essa área burocrática e administrativa, ficou responsável pelas tarefas cotidianas e pela operação.
Na administração de Cláudio estabeleceu-se objetivos e metas a curto prazo para conquista o seu mercado, daí com o afastamento dele por motivo de doença, as metas e objetivos de médio elongo prazo fizeram falta.
É muito importante para a sobrevivência da organização que o planejamento estratégico seja realizado de forma correta, pois é daí que vem o sucesso ou o insucesso da organização, no caso da CBC, existia uma ausência de metas e objetos, como por exemplo para médio e longo prazo.
O seu horizonte de tempo era de apenas uma estação do ano, assim quando mudavam asestações a CBC atualizava seus modelos e renovava seus estoques correspondente a estação em vigor, mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras pelo mal planejamento estratégico a CBC conseguia avançar no mercado de confecção.
Eram verificadas num período de 1 ano as meta e objetivos estabelecidos em varias áreas, mesmo que essas metas e objetivos tenham sido planejadas por acaso, a CBCtrabalhava somente visando o presente.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na CBC não havia nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de funcionários, as decisões eram tomadas pelo presidente, perdendo assim a chance de talvez no próprio meio gerencial ou operacional descobri pessoas aptas a serem promovidos para desenvolver tal cargo.
Ao cometerem erros por motivos de negligência ou falta deatenção os superiores devem além de advertirem o funcionário, repassar para os demais que não devam cometer os mesmos erros e que cada um é responsável pela sua parte na operação, respondendo assim qualquer erro ou negligência na sua área. Assim percebe-se que o sistema de comunicação era precário, organização informal de um sistema de recompensa e punição.
Quando um funcionário age por contaprópria tentando evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu superior também deve adverti-lo pois antes de qualquer tomada de decisão o funcionário deve comunicar ao seu superior obedecendo assim a hierarquia dentro da empresa. Podemos afirmar que o modelo gerencial era centralizador, ou seja, um sistema autoritário.
O líder Marcel sequer se interessava pela rotina administrativa da empresa e...
tracking img