CB2014 2 AULA 02 DEFINI ES DE CARTOGRAFIA

1958 palavras 8 páginas
DEFINIÇÕES DE CARTOGRAFIA


“Cartografia é a arte de desenhar as cartas” (DICIONÁRIO LAROUSSE)



"Arte de elaborar mapas ou cartas geográficas" (Mini-Dicionário LUFT)



"Arte ou ciência de compor cartas geográficas ou mapas" (Dicionário AURÉLIO)



Concepção século XIX e início do século XX: “Cartografia é a subdivisão da geodésia e seu interesse científico está limitado às projeções cartográficas”.



Concepção por volta de 1930: “Cartografia é a ciência que estuda mapas geográficos e os métodos e processos de sua composição e reprodução”.



Concepção ESCOLAS MILITARES (ca. 1930): “A cartografia, num sentido amplo, é a ciência que tem por objeto o estabelecimento e o emprego das cartas. Compreende a
Geodésia, determinação geométrica de um determinado número de pontos básicos sobre a elipsóide, a Topografia, em seu sentido restrito, representação gráfica dos detalhes do terreno sobre o Plano e a Cartografia - Reprodução Industrial sobre o Papel da minuta do topógrafo”.



ONU - 1949 - Cartografia é a ciência que trata da confecção de cartas de todos os tipos, abrangendo todas as frases de trabalho, desde o levantamento até a impressão.



SALICHTCHEV - 1954 - Cartografia é a ciência dos mapas geográficos com um método especial de representação da realidade, incluindo nas suas metas tanto a estudo completo de mapas geográficos como a formulação de métodos e Processos de sua confecção e usa.



RIMBERT – 1964 - Cartografia é a transcrição gráfica dos fenômenos geográficos (tem por fim a concepção, preparação, redação e a realização de todos os tipos de planos e cartas; envolve particularmente o estudo da expressão gráfica dos fenômenos a serem representados).



XX. Congresso Internacional de Geografia em Londres – 1964 - Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão como

Relacionados