Caxumba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caxumba



Nome científico:

- Parotidite epidêmica.


É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes :


-Parotidite infecciosa.
-Papeira (nome popular).

Transmissão:



Acaxumba é transmitida por contato direto com a saliva produzida pela boca e com secreções do nariz e garganta de pessoas infectadas.

Sintomas
Esta doença, que ocorre principalmente em crianças,apresenta como sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço. Além deste fator, febre e em alguns casos, inchamento dasglândulas salivares, náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem se manifestar.

Em alguns casos excepcionais surgem complicações, como a
orqui-epididimite(inchamento dos testículos), ooforite (inchamento dos ovários), pancreatite(inflamação nos pâncreas) ; meningite(inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges.); e encefalite (infecções agudas do cérebro).


INCUBAÇÃO: 

 Período de incubação da caxumba é de 12 a 25 dias. 
 Varia entre duas e três semanas após o contato com o agente transmissor,sendo que o indivíduo acometido é capaz de transmitir o vírus cerca de uma semana antes das manifestações sintomáticas, e até nove dias depois deste evento. 
Tratamento:
Não existe tratamento para aeliminação do vírus, sendo este visado apenas para aliviar os sintomas da doença. Assim, repouso e, em alguns casos, antitérmicos, analgésicos e compressas são indicados. 

As pessoas com suspeitade caxumba devem procurar um médico para a confirmação do diagnóstico.Os antitérmicos e analgésicos, caso necessário, podem ser utilizados para controlar a febre e a dor. Os medicamentos quecontenham em sua formulação o ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Doril, Melhoral, etc)
Não devem ser usados, pelo risco de ocorrerem sangramentos (o número de plaquetas pode ficar diminuído em...
tracking img