Caxias do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os leitores do staffetta Riograndense estao esperando alguma palavra de ordem, entretanto sabemos que isso é tempo perdido.

A hierarquia local procurou manter a postura até osmomentos finais da votação. No dia marcado para as eleições, a falta de títulos para os cidadãos de oposição provocou confrontos que dariam uma previa da revolta que aconteceria no ano seguinte.Mediante as dificuldades, a população decidiu chamar Mons. Meneguzzi, que tinha grande influencia sobr3e a sociedade civil., ele aproveitou o momento para demonstrar como andava as relações entre a igreja eo poder político republicano. A derrota de Assis provocou a revolta de 23 que só cessou com a assinatura do acordo de pedras altas. A igreja estadual já estava colocada no governo estadual. osacontecimentos de 22 não poderiam interromper o processo iniciado em 1911, com a fundação das associações e sociedades católicas leigas. Concessões partidárias foram exigidas de ambas as partes: o PRRtinha indicar um italiano para as eleições de 24, a igreja tinha que desistir da candidatura do Cônego Menegussi.a visita da pastoral reunia autoridades representativas da população italiana, da mocidadede Caxias e do PRR. A igreja católica estadual removeu a candidatura do cônego pois a arquidiocese e o PRR queriam manter uma convivência harmoniosa. Com o apoio do clero local o italiano CelesteGobatto representou um elemento com o poder de fazer a sociedade civil e o poder político administrativo falarem a mesma língua.


A experiência italiana no poderA eleição de Gobatto representou a primeira experiência de italianos católicos no poder de Caxias.


UM PLANO DE CONSENSO


Após estabelecido umconsenso entre o PRR e a hierarquia eclesiástica local, Dr. Otavio Rocha criou uma comissão de propaganda eleitoral com a participação de 39 membros, que se reuniram por três vezes até conseguir um...
tracking img