Caxiagem pura

19229 palavras 77 páginas
ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA
Introdução
A clínica médica compreende um grupo de especialidades médicas como: Cardiologia. Endocrinologia, Gastroenterologia. Hematologia. Nefrologia. Neurologia. Pneumologia Reumatologia entre outras. Em uma unidade de clínica médica, o paciente internado é submetido a exames clínicos (anamnese. físicos, laboratoriais e especiais. com a finalidade de definir um diagnóstico e um tratamento. A enfermagem é uma prática alicerçada na ciência, que visa desenvolver habilidades técnicas específicas do fazer da equipe de enfermagem.

A assistência prestada ao paciente exige um plano de cuidados que o oriente e que passe a avaliar esses resultados na prestação dos cuidados, visando uma integração “biopsicossocioespiritual” do ser humano.

Sistema gastrintestinal 1. Conceito
É um sistema que se inicia na cavidade oral e percorre um trajeto que compreende o esôfago, o estômago, o intestino delgado,o intestino grosso, o reto e o ânus. Tem a função de transformar os alimentos ingeridos em substâncias menores e aproveitáveis pelas células.

2. Anatomia
FIGURA 1 - DIAGRAMA DO APARELHO DIGESTIVO

3. Fisiologia
O processo fisiológico da digestão

1

inicia-se na boca, com a ingestão dos alimentos e a mastigação, sob a ação inicial da água e das enzimas salivares (ptialina. mucina e lisozima). Na deglutição os alimentos atravessam o esôfago (peristaltismo) e são conduzidos pelãs ondas peristálticas até o estômago. onde sofrem a ação do suco gástrico (água. ácido clorídrico. pepsina. gastrina e eletrólitos). depois seguem o trânsito intestinal. No duodeno os sais biliares (colesterol e lecitina) do fígado e o suco pancreático (tripsina, lípase e secretina) do pâncreas atuam nos alimentos, facilitando a sua absorção no intestino delgado. Essas reações consistem na quebra das grandes moléculas de açúcares. poeínas e gorduras em moléculas menores, que atravessam a mucosa intestinal, passando pelo sangue e indo até as células, etapa final

Relacionados