Caverna de altamira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Escola"
Disciplina – Artes
Professor –
Turma –
Aluno –
Nº -

A arte em Altamira

19 de Março de 2013

Localização
A caverna fica situada a 30 km da cidade de Santander, na Cantábria (Espanha), na qual se conserva um dos conjuntos pictóricos mais importantes da Pré-história.
Período da Arte de Altamira

A arte patente em Altamira pertence aos períodos Magdaleniano (entre 16.500e 14.000 anos atrás) e Solutreano (18.500 anos atrás), dentro do Paleolítico, e seu estilo artístico constitui a denominada "escola franco-cantábrica", caracterizada pelo realismo das figuras representadas.
Descoberta
As pinturas de Altamira, foram descobertas em 1879, foram o primeiro conjunto pictórico pré-histórico de grande extensão descoberto. O realismo de suas cenas provocou um debate emtorno de sua autenticidade, até ser aceita como uma obra artística realizada por homens do Paleolítico.
Seu primeiro defensor foi Marcelino Sanz de Sautuola. Quando a descoberta foi revelada por Sautuola, o pesquisador francês Émile Cartilhac opôs-se à sua autenticidade, afirmando que seriam obras de pastores da Idade Média.
Porém, com a descoberta, a partir de 1895, de gravações e pinturasnas cavernas francesas de La Mouthe, Combarelles e Font-de-Gaume, Cartailhac revê seu ponto de vista e, após visitar a caverna, escreveu na revista L'Antropologie (1902) um artigo intitulado La grotte d' Altamira. Mea culpa d' un sceptique.
Fixada a autenticidade das pinturas, iniciou-se o debate sobre a própria obra. As divergências entre os investigadores centram-se em torno da misteriosafinalidade das mesmas e de seu valor artístico e arqueológico.
Tempos modernos
Modernamente, amparados em estudos em jazidas e santuários tanto subterrâneos como ao ar livre, com a ajuda do C14, os investigadores Laming e Leroi-Gurhan propuseram para as pinturas de Altamira uma datação entre 15.000 e 12.000 anos a.C., pertencentes, portanto, ao período Magdaleniano.
Características da Caverna
Acaverna de Altamira é relativamente pequena, com 270 metros de longitude, e apresenta uma estrutura simples formada por uma galeria com escassas ramificações, na qual se definem três zonas:
* Uma primeira formada por um vestíbulo amplo, iluminado pela luz natural e que foi o lugar preferencialmente habitado por gerações desde o início do Paleolítico Superior.
* Do vestíbulo passa-se à grandesala de pinturas policrómicas, apelidada de "A Capela Sixtina da Arte do Quaternário”.
* Em outras salas e corredores também há manifestações artísticas de menor importância.
Presentemente, o aspecto da grande sala dos bisontes sofreu enorme variação desde 1879, quando María Sautuola (filha de Marcelino Sautuola) a viu pela primeira vez. A sua abóbada ainda mantém os 18 metros comprimento por9 de largura, porém a sua altura original (entre 190 e 110 cm) foi ampliada, rebaixando-se o solo para facilitar a cómoda contemplação das pinturas.
As figuras
“O Bisonte” encolhido é uma das pinturas mais expressivas e admiradas de todo o conjunto. Está pintado sobre um ressalto da abóbada no qual o artista soube encaixar a figura do bisonte, encolhendo-o, dobrando suas patas e forçando aposição da cabeça para baixo.
“A grande fêmea de cervo”, a maior de todas as figuras representadas, tem 2,25 m e manifesta uma grande perfeição técnica. Sob seu pescoço, aparece o desenho de um pequeno bisonte, em traço negro.
“Cavalo ocre” situado em um dos extremos da abóbada foi considerado pelo pesquisador Henri Breuil como uma das figuras mais antigas do teto. Este tipo de pônei devia serfrequente na região cantábrica, pois também o vemos representado na caverna de Tito Bustillo, descoberta em 1968 na região de Ribadesella.






Conclusão

Bem, o que eu achei de mais importante nesse trabalho e mais interessante, foram as descobertas e as duvidas sobre elas serem autenticas ou se foram feita por outros de outras épocas, pois isso é intrigante, pois por mais que...
tracking img