Cavalos de policiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAVALOS DE POLICIAMENTO

“Arma ligeira que transpõe os montes”
Canção da Cavalaria
Introdução
Há milhares de anos o homem utiliza o cavalo como arma de guerra, travando batalhas para conquistar territórios, riquezas, poder ou para defender seu povo, sua soberania e sua dignidade. Muitas conquistas foram realizadas sobre o dorso deste animal que até poucas décadas atrás era o único meiorápido e eficiente de transporte terrestre.
Passado o tempo, com o advento das máquinas, ele foi gradualmente substituído no campo dos transportes e das forças armadas, deixando de estar presente nas frentes de batalhas e nos deslocamentos de suprimentos e equipamentos. Parecia o fim do uso militar deste nobre escudeiro. Porem, contando com a versatilidade e a sociabilidade do cavalo, permaneceainda prestando serviços a Unidades Militares em todo o mundo, patrulhando os parques, ruas e avenidas das maiores e mais importantes metrópoles.
No Brasil, o policiamento montado está em pleno desenvolvimento, sendo implantado em vários Estados na ultima década. Estas novas Unidades de Cavalaria tem como base de desenvolvimento os centenários Regimentos das Policias Militares e do ExercitoBrasileiro, como o Regimento 9 de Julho em São Paulo, Alferes Tiradentes em Minas Gerais e a Escola de Equitação do Exercito. Com esta propagação, o cavalo volta ao “combate” com uma nova missão, defender o cidadão e a ordem pública, indiferente a todas evoluções tecnológicas que poderiam julgá-lo ultrapassado, numa forma de atuação moderna, técnica e capaz de perdurar por muito mais tempo.Características do Cavalo de Policiamento

Para submeter um cavalo ao policiamento montado, este deve possuir algumas características físicas e psicológicas fundamentais ao contato com a população, visando proporcionar segurança aos que seguem os ditames da lei e temor aos que pensam em cometer delitos. Dentre elas, podemos citar como características físicas, a altura do animal, não devendo serinferior a 1.55m na cernelha; boa conformação de ossos e articulações; cascos saudáveis para permanecer todo seu período de vida útil com ferraduras e em contato com o piso asfaltico das ruas e avenidas; andadura em trote visando maior resistência ao trabalho diário e a instrução dos cavaleiros, que se baseia na equitação clássica; idade de compra não superior a sete anos, para receber mais facilmente otreinamento especifico (isto para as Unidades que não criam seus cavalos); e rusticidade para resistir às diversas mudanças de rotina, alimentação e ausência de recursos veterinários, proporcionados pela carência de recursos enfrentados por boa parte das instituições policiais militares. Quanto às características psicológicas, é exigido do cavalo de policiamento grande docilidade, para lidar coma população sem riscos de acidentes; ausência de vícios agressivos, como mordidas e coices inopinados; aguçada coragem para enfrentar as mais hostis situações; e grau elevado de submissão, visando permanecer calmo e concentrado nos mais diversos ambientes. Estas características devem ser trabalhadas desde o inicio da doma, com técnicas especificas, para não comprometer a qualidade do serviçoprestado à comunidade. Quanto à raça, as Unidades de Cavalaria tendem a optar quando criam seu próprio plantel pelo Brasileiro de Hipismo, pois reúne todas as características físicas e psicológicas citadas. Os Regimentos mais recentes, por não possuírem criatórios, tendem a adquirir seus cavalos no Rio Grande do Sul, comprando cavalos mestiços de sangue crioulo para aproveitar o baixo custo e a granderusticidade, que é característica marcante destes animais.


Benefícios do Cavalo ao Policiamento

O cavalo proporciona ao Policiamento Ostensivo (fardado) características que lhe possibilitam as mais variadas formas de emprego, nos mais variados tipos de terreno e condições climáticas, oferecendo grande capacidade operacional. Passarei a descrever algumas delas:
➢ Ostensividade...
tracking img