Cavalo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Manejo de Eqüinos

1.        Instalações
Apresentação da estrutura de uma hípica, quarto de sela, depósito de alimentos, disposição das baias, sistema de abastecimento de água.
A estrutura de uma hípica deve ser simples e eficiente no que diz respeito à facilidade de acesso dos tratadores aos animais, para que os cuidados com as baias e eqüinos sejam realizados de forma rápida econsistente.
O quarto de sela consiste em uma sala onde são guardados os arreios, cabeçadas, escovas, enfim, o material que é utilizado no dia a dia. Ali também podem ser guardados as mantas e acessórios do cavaleiro, como esporas, chicotes, capacetes dentre outros.
O depósito de alimentos deve ser arejado a fim de evitar a umidade, que poderia estragar os alimentos, com a proliferação de fungos(bolores) na ração e feno.
Existem vários tipos de disposição de baias, sendo o em filas o mais utilizado. Nele o tratador pode cuidar dos animais de forma padronizada, como por exemplo, na hora de pagar a ração. Com a ração em um carrinho, basta passar na frente das cocheiras e colocar a quantidade adequada de ração para cada cavalo.

2.    Quarto de feno e ração
O local deve ser bem arejadoe fresco, o que evita a formação de bolores nos alimentos. A limpeza periódica do quarto de ração evitará a aproximação de insetos e roedores, que poderiam transmitir doenças.
3.     Quarto de sela
O quarto de sela deve ser um local organizado e limpo, visto que será utilizado por várias pessoas. Convém que as selas fiquem em cabides ou cavaletes de madeira, assim como as cabeçadas deve ter seulocal apropriado. É interessante que o quarto de sela também seja um local bem arejado, a fim de evitar a formação de fungos (mofo) no couro das cabeçadas e selas. As mantas podem ser deixadas ao sol durante uma parte da manhã para que sequem bem.
5.    Lavadores
Os locais designados para os banhos dos animais deve ser seguros tanto para os animais como para o tratador. O piso deve ser levementeabrasivo ou com borrachas, deve haver argolas ou amarradores resistentes para amarrar os cavalos, e boa drenagem.
No sistema de argola central, temos dois moirões distantes de 1,5 a 2 metros, e em um dos moirões é fixada uma corrente com argola, que, esticada lateralmente, posicionará a argola na metade da distância entre os moirões; a ponta do cabresto é passada pela argola e fixada no moirãooposto.
6.    Alimentação
A alimentação dos eqüinos deve ser balanceada de acordo com a quantidade de exercício que cada animal realiza. Sendo assim, um animal de esporte que treina algumas horas por dia necessita de mais energia do que aquele que faz passeios nos finais de semana.
As forragens devem constituir a maior parte da dieta dos eqüinos. Por ser um herbívoro seu sistema digestivo foidesenvolvido para a alimentação principalmente de gramíneas e leguminosas, que devem constituir cerca de 70% da alimentação.

7.     Vícios de cocheira
O confinamento a que muitos cavalos são impostos traz modificações em seu comportamento, o que prejudica sua saúde. Os vícios são comportamentos estereotipados repetidos sem razão aparente. Dentre os fatores causadores desse comportamento estãoestresse, deprivação social, medo, dieta e o confinamento. É notado que a maioria dos cavalos mantidos a pasto não desenvolvem estes vícios.
Dentre os vícios encontramos: aerofagia, dança do urso, sacudir a cabeça, bater o pé, escoicear, morder, comer madeira.
8.    Limpeza de cocheiras
As baias devem ser limpas diariamente, retirando-se as fezes e cuidando para que a cama não fique úmida. A camadeve ser renovada tão logo esteja acumulando umidade por causa da urina. É interessante de tempos em tempos esvaziar a baia e desinfeta-la, seja com vassoura de fogo, seja com produtos químicos.
Limpe bem o cocho de água com uma escova, e o mesmo deve ser feito com o cocho de ração. É interessante varrer as paredes da baia para retirar a poeira que ali fica acumulada.
9.    Condições...
tracking img