Cavaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Cavaquinho Completa  - Copyright © 2011 MVHP - Portal de Cifras  




[pic]


Apostila de Cavaquinho Completa  - Copyright © 2011 MVHP - Portal de Cifras  









Índice



ÍNDICE 02


HISTÓRIA DO CAVAQUINHO 03


CONHECENDO SEU CAVACO 05


AS POSIÇÕES DAS MÃOS 07


palhetadas e partido alto 09


iniciando as batidas 10


afinando seu cavaco 13tablatura 15


terminologias musicais 18


simbologia na tablatura 20


o estudo das partituras 22


leitura das batidas na partitura 26


disposição das notas 27


notação dos acordes 28


escalas 36


QUADRO DOS GRAUS NAS ESCALAS 41


TENDÊNCIAS DAS ESCALAS E FUNÇÃO HARMÔNICA 47


AS SEQUÊNCIAS DO PARTIDO ALTO 49


EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO PARA TOCAR 54LIMPEZA E CUIDADO COM SEU CAVACO 56


AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DO ESTUDO 57


DICAS FINAIS PARA A ESCOLHA DE SEU CAVAQUINHO 59


LISTA DE ACORDES SIMPLES MAIS USADOS (FORMATO REVISTA) 60


LISTA DE ACORDES DISSONANTES MAIS USADOS (FORMATO REVISTA) 79


CONCLUSÃO 81










História do Cavaquinho
O cavaquinho é um pequeno instrumento musical composto de 4cordas que foi desenvolvido em Portugal. Lá era chamado de braguinha. Empregado como instrumento de harmonia (centro e solo), atualmente o cavaquinho é presença obrigatória em qualquer grupo de samba, pagode ou chorinho.
Existe unanimidade entre autores como Oneyda Alvarenga, Mário de Andrade, Renato Almeida e Câmara Cascudo sobre a origem portuguesa do cavaquinho. Afirma Cascudo que de Portugal oinstrumento teria sido levado pra a ilha da Madeira e de lá, após absorver algumas modificações, vindo para o Brasil. Na verdade, o cavaquinho chegou não só ã ilha da Madeira mas, também, aos Açores, Havaí e Indonésia.

No Havaí, levado pelo madeirense João Fernandes em 1879, foi rebatizado pelos habitantes locais como ukulele (pulga saltadora), caiu no gosto da população e acabou se tornandosímbolo da música havaiana. 

Na Indonésia, ganhou o nome de Kerotijong (ou viola de kerotjong ou ainda ukulele como no Havaí), e participa do conjunto que toca o gênero de mesmo nome, bem parecido com o conjunto de choro brasileiro. No livro Instrumentos Populares Portugueses encontramos a seguinte descrição: "O cavaquinho é um cordofone popular de pequenas dimensões, do tipo da viola de tamposchatos - e portanto das família das guitarras européias - caixa de duplo bojo e pequeno enfraque, e de quatro cordas de tripla ou metálicas - conforme os gostos, presas em cima nas cravelhas e embaixo no cavalete colado no meio do bojo inferior do tampo. Além deste nome, encontramos ainda, para o mesmo instrumento ou outros com ele relacionados, as designações de machinho, machim, machete, manchete oumarchete, braguinha ou braguinho, cavaco etc..."
 
Além das coincidências de formas e afinações do instrumento lá e aqui, vemos ainda que em ambos os casos o cavaquinho está ligado a manifestações populares, festas de rua, etc.

Sobre os gêneros que o utilizam em Portugal, encontramos na mesma publicação o seguinte: "Como o instrumento de ritmo e harmonia com seu tom vibrante e saltitante, ocavaquinho é como poucos, próprio pra acompanhar viras, chulas, malhões, canas-verdes, verdegares e prins". Além dos gêneros que o utilizam em Portugal, outro detalhe marca a diferença entre o cavaquinho no Brasil e em Portugal: a maneira de tocar. Enquanto aqui utilizamos a palheta para tanger as cordas, lá são usados os dedos da mão direita, geralmente fazendo rasgueado.

No Brasil o cavaquinhodesempenha importante função no acompanhamento dos mais variados estilos, desde gêneros musicais urbanos como o samba e o choro, até manifestações folclóricas diversas como folias de reis, bumba-meu-boi, pastoris, chegança de marujos.

O cavaquinho, com a flauta e o violão, formou o conjunto que deu origem ao choro com forma de tocar e mais tarde como gênero musical. Com o aparecimento do...
tracking img