Cautelares no processo penal frente a lei 12403

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia da pesquisa –

Classificação da Pesquisa:

Conceito de pesquisas: pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico, de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.

•Quanto a sua natureza:

- pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.

- pesquisaaplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidas a solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

• Quanto à forma de abordagem do problema:- pesquisa quantitativa: considera que tudo pode ser quantificado, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classifica-las e analisa-las. Requer o uso de recursos e técnicasestatísticas.


- pesquisa qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeitoque não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de técnicas e métodosestatísticos. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente.


• Quanto aos objetivos


- exploratória: pesquisa exploratória visa proporcionar maior familiaridade com oproblema, com vistas a torna-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de exemplos para estimular a compreensão. Assume, em geral, as formas depesquisa bibliográficas e estudos de caso.


- descritiva: visa descrever fenômeno ou o estabelecimento de relações. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário eobservação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.

- explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da...
tracking img