CAUSAS GENÉTICAS DO CÂNCER


O diagnóstico de câncer pode muitas vezes, desencadear uma série de inseguranças, incertezas, dúvidas. Quando o câncer transpõe o diagnóstico individual e passa a ser familiar, o aconselhamento genético se faz presente com o propósito de entender as causas dessa doença.
 
Quando um câncer pode ser considerado hereditário:
Quando existem alterações genéticas que aumentam a susceptibilidade ao câncer sendo transmitidas de uma geração para a outra.  Naprática, estas alterações podem ser identificadas quando se observam famílias onde existem vários membros afetados por tumores, sejam eles do mesmo tipo ou não.  Os tumores hereditários também podem ocorrer sem que haja uma rica história familiar de outros afetados e, nestes casos, geralmente ocorrem em idade atípica para o tipo tumoral em questão, ou são múltiplos, multifocais ou bilaterais.
 O câncer hereditário é causado por alterações em genes específicos que controlam o modo como a célulagoverna a si mesma, genes que controlam, por exemplo, o crescimento e a proliferação celular.  Não é muito freqüente, constituindo cerca de 10% dos tumores, mas esta porcentagem varia de acordo com o tipo tumoral.
A diferença entre doença congênita e hereditária

Existem 3 diferenças importantes: 
- Doença congênita, que é aquela com a qual o indivíduo já nasce com ela. 
- Doença hereditária, que é aquela passível de ser transmitida ao longo de várias gerações.
- Doença familiar, que éaquela que aparece em vários membros de uma mesma família, mas nem sempre se identifica o mecanismo hereditário.  

Assim, os tumores podem ser congênitos, familiares ou hereditários.  Os tumores congênitos são aqueles que estão presentes ao nascimento, ou seja, o recém-nascido já o apresenta logo após o parto.  Os tumores familiares são aqueles nos quais se observa uma freqüência maior dos tumores nos membros de uma mesma família, mas não é possível definir um padrão de herança, ou seja, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). causas genéticas do cancer. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Causas-Gen%C3%A9ticas-Do-Cancer/39128365.html

MLA

"causas genéticas do cancer" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Causas-Gen%C3%A9ticas-Do-Cancer/39128365.html>.

MLA 7

"causas genéticas do cancer." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Causas-Gen%C3%A9ticas-Do-Cancer/39128365.html>.

CHICAGO

"causas genéticas do cancer." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Causas-Gen%C3%A9ticas-Do-Cancer/39128365.html.