Causas da taxa de natalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Envelhecimento da População
Quais são as principais causas da diminuição da taxa de natalidade?

ECONOMIA SOCIAL

Porto, 2012

Sumário Executivo
O presente trabalho aborda a questão do Envelhecimento da População, tendo como objectivo específico estudar a razão da diminuição da taxa de natalidade, em Portugal.
Este estudo desenvolve-se devido ao papel da taxa de natalidade noEnvelhecimento da População e a pesquisa procurou clarificar essa relação, identificar as principais causas da diminuição da natalidade, conhecer o desempenho de Portugal ao nível das mesmas e, por fim, avaliar a influência de cada indicador na taxa de natalidade.
Para isso, foi feita uma breve revisão da literatura existente, a recolha de dados com base nas informações obtidas e, posterior análise.Contudo, a análise de dados através do software Oxmetrics 4 teve bastantes limitações, o que não permitiu a identificação correcta e fidedigna do impacto de cada variável na taxa de natalidade, tendo-se, por isso, recorrido apenas a comparações entre trabalhos já realizados e dados obtidos.

Índice

Sumário Executivo 2
Introdução 4
O Envelhecimento da População 5
A Taxa de Natalidade 7Metodologia 9
Resultados 12
Conclusão 15
Bibliografia 16
Glossário 18

Introdução
A questão principal deste trabalho é conhecer as principais causas da diminuição da Taxa de Natalidade e a sua influência. Deste modo, o objectivo era enumerar os aspectos que, na opinião da generalidade dos autores, afectam a Taxa de Natalidade e, utilizando um modelo econométrico, quantificar esseimpacto, com base nos dados disponíveis para Portugal, entre 1978 e 2010.
Esta é um tema bastante importante na actualidade, pois como sabemos, a diminuição da Taxa da Natalidade, juntamente com a da Mortalidade, leva ao Envelhecimento da População, isto é, ao aumento do quociente entre o número de pessoas com 65 ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos, numpaís. Este, por sua vez, é um dos problemas sociais mais preocupantes da actualidade, sendo conhecido o crescente número de idosos que vivem sozinhos e em condições não aceitáveis, como se tem ouvido nos noticiários, por exemplo. Daí a relevância que encontrei neste estudo.
Para atingir os objectivos enunciados, analisei documentos sobre o Envelhecimento da População e as decisões de fertilidade,recolhi dados para Portugal junto dos sites do INE – Instituto Nacional de Estatística –, do Eurostat e Pordata, construi um modelo econométrico da série temporal referente aos dados recolhidos e analisei essa regressão utilizando o software Oxmetrics.
No entanto, numerosas limitações, como os dados e o pouco conhecimento de Econometria para lidar com a realidade, não me permitiram atingir oobjectivo principal, tendo de reformular o modelo e a amostra, no entanto, também sem resultado.
Desta forma, o trabalho dividir-se-á em 3 partes, a revisão da literatura sobre os temas mencionados, com definições e relações dos conceitos mais relevantes e identificação dos principais indicadores que afectam a Taxa de Natalidade; a metodologia seguida, com identificação dos indicadores, modelosusados, onde incluirei as limitações encontradas; e, por fim, os resultados, onde tentarei relacionar os dados com a literatura, analisando o pouco a situação de Portugal.

O Envelhecimento da População
O envelhecimento da população tem-se observado não só em Portugal, mas em muitos outros países da União Europeia e mesmo do mundo, sendo o século XXI, o Século do Envelhecimento, como referiu AlfredSauvey (Carrilho & Gonçalves, 2004).
Este problema social, segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística – define-se como “o aumento da proporção das pessoas idosas na população total”, sendo que se considera idosos os indivíduos, de ambos os sexos, com 65 anos ou mais.
Considerando a pirâmide de idades de uma população, a distribuição dos indivíduos por idade, o envelhecimento...
tracking img