Causas da primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Causas da Primeira Guerra Mundial

Segundo os mais estudos e análises históricas, os historiadores tendem a afirmar que as causas da Primeira Guerra Mundial são extremamente complexas, tendo sido debatidas desde 1914, quando do início da mesma.  A causa imediata apontada é o assassinato em Sarajevo do Arquiduque Império Austro-Húngaro FranciscoFernando pelo sérvio nacionalista Gavrillo Princip. Contudo, a questão não se resume somente a este fato, tendo diversos eventos ao longo da história com significativa contribuição para o início do conflito.
Resumo
Em 28 de Junho de 1914 o Arquiduque Francisco Ferdinando, sobrinho do Imperador Francisco José e herdeiro do trono Império Austro-Húngaro e sua esposa Sofia, duquesa de Hohenburg,foram assassinados em Sarajevo, então parte do Império Austro-Húngaro. A conspiração envolveu Gavrilo Princip, um estudante sérvio que fazia parte de um grupo de quinze assaltantes que formavam o grupo Bósnia Jovem, que atuava em conjunto com o grupo ultra-nacionalista Mão Negra[2]. Mas a causa não foi a morte de Francisco Fernando, apenas a "gota de água". Depois do assassinato, o governo ImpérioAustro-Húngaro apoiado por seus aliados alemães enviou, em 23 de Julho, um ultimato contendo várias requisições, dentre as quais que o governo sérvio seria o responsabilizado pelo atentado e que agentes austríacos fariam parte das investigações. Esta última requisição acabou sendo negada pela Sérvia, já que constituía na opinião do Estado uma afronta a sua soberania. Tal recusa sérvia também sedeu pela esperança do apoio russo no caso de uma eventual guerra, pela política do Pan-eslavismo. Com isso o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de Julho. Os russos então mobilizaram suas tropas em apoio aos sérvios. Inicialmente fora apenas uma mobilização parcial em direção à fronteira Austro-Húngara. Em 31 de Julho, após o alto comando russo ter dito ao Império que talmovimentação era logisticamente impossível, uma mobilização geral foi ordenada. O Plano Schlieffen, estratégia militar alemã previa um rápido ataque à Rússia, aliada da França, enquanto suas tropas ainda estivessem no início da mobilização para evitar um ataque ao oeste. Portanto, a Alemanha declarou guerra à Rússia em 1º de Agosto e à França dois dias depois, invadindo imediatamente Luxemburgo eBélgica para dominar fortificações ao longo da fronteira francesa. A invasão da Bélgica levou à declaração de guerra britânica contra a Alemanha em 4 de Agosto. Com essa declaração cinco das seis grandes potências européias se envolveram na primeira guerra européia desde as Guerras Napoleônicas.
Apesar da Primeira Guerra Mundial ter sido desencadeada após a cadeia de acontecimentos que se seguiram a esteassassinato, as origens da guerra são muito mais profundas, envolvendo uma série de questões em torno de políticas nacionais, culturas, economia e uma teia de complexas alianças e contrabalanças que se desenvolveram entre as diferentes potências européias ao longo do século XIX após a derrota final de Napoleão Bonaparte em 1815 e o Congresso de Viena.
Algumas das principais causas para o início doconflito foram:
* Imperialismo;
* Disputas prévias não resolvidas;
* Um complexo sistema de alianças;
* Governos não-unificados;
* Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas;
* Corrida armamentista;
* Planejamento militar rígido;
* Movimentos Ultranacionalistas, como o Irredentismo;
--------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Causas Ideológicas
A ascensão do sentimento nacionalista
O sistema de estados , por vezes referido como o sistema de Vestfália, foi desenvolvido na Europa desde meados do século XVII. O Nacionalismo ou Patriotismo podem, em parte, ser encarados como uma...
tracking img