Causas da mortalidade de empresas do paraná

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAUSAS DA MORTALIDADE DE EMPRESAS DO PARANÁ .

1 – Daniele Almagro da Silva – email: daniele_pr@hotmail.com.br
Giovan Vendruscolo – email: gvendruscolo@uol.com.br
Rogério Carboni – email: capivaracostaoeste@hotmail.com
2 - Professora Sonia A B Ximenes de Melo – sonia.beato@hotmail.com





RESUMO

Inúmeras empresas são constituídas no Brasil e boa parte delas não conseguemsobreviver nos cinco primeiros anos. O presente artigo foi realizado com o objetivo de avaliar a razão da mortalidade dessas empresas. Tendo o município de Guaíra como delimitação deste artigo, procurou-se auxiliar na mudança dessa realidade. Através da pesquisa de Campo realizada com os contadores dos principais Escritório de Contabilidade da cidade de Guaíra-PR pode-se perceber que 50% das empresas quevieram a fechar foram por falta de conhecimento e de planejamento, 27% por falta de capital de giro e os outros 23% por concorrencia e outros. Com a ajuda de um planejamento conhecido como Plano de Negócios, que é um auxílio sobre todas as etapas para a constituição de uma empresa, através do conhecimento e mais a ajuda de profissionais competentes, pode-se com certeza, transformar a realidadedessas empresas.


Palavras chaves: Plano de negócios, planejamento, microempresa.

INTRODUÇÃO

O presente artigo objetiva verificar as razões porque tantas empresas ocorrem a descontinuidade de seus negócios antes dos primeiros cinco anos, essa é uma realidade nacional, mais com delimitação de tema abordaremos a cidade de Guaíra.
Com o objetivo de analisar as principais causas damortalidade, e apartir da identificação das causas fica mais fácil resolver o problema. Utilizado a pesquisa de forma bibliográfica e como pesquisa de campo utilizamos a amostragem aleatória simples, foi submetido um questionário a contadores com experiência na cidade todos trabalhando no ramo de Escritório de contabilidade, contatou-se que a 50% da causa é a falta de planejamento e de não terconhecimento do ramo de negócio, 27% a falta de capital de giro e a carga tributária ser elevada.
Em pesquisa nas juntas comerciais da região foi constatados que nos ultimos dois anos de cada 100 empresas constituídas 56 foram extintas.
Conforme apurado perante os profissionais dos maiores escritório de contabilidade na cidade de Guaíra, a maneira de ajudar a resolver o problema seria a realizaçãode um plano de negócio, que vai auxiliar o pequeno emprésario a tomar decisões mais realistas e auxiliar a montagem da empresa.
No artigo, O que é um plano de negócios de Carlos Frederico Corrêa Ferreira de 30/04/2008, que se encontra no site, cita na 2 pagina.

O plano de negócios pode ser um agente transformador desta morte precoce das empresas, pois segundo José Carlos Dornellas,especialista no assunto, ele aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. Ou seja, a falta de planejamento pode levar à mortalidade do negócio por não sinalizar algumas falhas.


O plano de negócios vem para auxiliar o empresário a aprimorar sua idéia, buscando informações completas e detalhadas sobre o mercado e o seu negócio, permite conhecer os pontos fortes e fracos do futuro negócio,através dele se pode analisar o volume de recursos que será necessário para a implantação, bem como do capital necessário para começar a atividade. E depois da empresa organizada sempre orientar o empresário na tomada de decisão.

REVISÃO DE LITERATURA

Conforme orientação do Sebrae que pode ser encontrada no site www.sebrae.com.br, “Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar olocal de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.”
Apresentação de estatística da quantidade de empresas ativas e extintas na nossa região, consulta no site www.juntacomercial.pr.gov.br.
No artigo Correlação dos subsistemas empresariais com a maturidade de cada estágio do ciclo de vida de micro e pequenas...
tracking img