Caule

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MORFOLOGIA DO CAULE

Órgãos são estruturas que realizam funções diferentes para a sobrevivência dos seres vivos. Dentre os principais órgãos vegetais temos o Caule, que por sua vez, faz a ligação da raiz com as outras partes da planta: folhas, flores e frutos. O caule também sustenta todas estas outras partes da planta. Pelo caule ocorre ainda a circulação da seiva bruta (água e saisminerais) e da seiva elaborada (glicose). Em alguns casos, o caule também pode ter clorofila e realizar fotossíntese.
Segundo Raul Maia (2003) o caule desenvolve-se em sentido oposto à aceleração da gravidade, portanto para cima; pode ser axial (um eixo apenas) ou ramificado (vários eixos de desenvolvimento). Apresenta uma zona meristemática apical, denominada gema apical, e zonas meristemáticassecundárias, denominadas gemas laterais. Geralmente uma gema apical inibe o desenvolvimento das gemas laterais.

2 ESTRUTURAS DO CAULE

Sua estrutura externa é composta por nó, entrenó, gemas terminais e laterais. Assim como as raízes, os caules se formam acima do solo (aéreos), embaixo da terra (subterrâneos) e na água. A seguir as estruturas externas do caule:

2.1 GEMAS

São regiõesmeristemáticas protegidas por primórdios foliares ou por escamas localizadas em diversos pontos do caule. As gemas costumam ser denominadas gemas terminais, quando ocorrem no ápice caulinar ou gemas laterais, quando ocorrem e, axilas de folhas. Outra maneira de se classificar as gemas é quanto à sua atividade meristemática. Denominamos gemas ativas aquelas que estão em atividade e inativasaquelas que não estão. Durante o crescimento da planta, as gemas localizadas abaixo do ápice, quase sempre, são gemas inativas, mas mantêm potencialidade de desenvolvimento, podendo entrar em atividade, de acordo com a necessidade do vegetal.

2.2 NÓS

São regiões do caule onde ocorre a inserção das folhas. Nestas regiões ocorrem também gemas axilares.

2.3 ENTRENÓS

São regiões localizadasentre dois nós consecutivos.

2.4 FOLHAS

São expansões laterais do caule. Correspondem à principal característica deste órgão, já que não ocorrem raízes.

3 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES

Existem diversos critérios nos quais se pode basear a classificação dos caules. Assim, eles podem ser classificados quanto à forma, quanto ao ambiente onde se desenvolvem e quanto à função principal quedesempenham.

3.1 QUANTO À FORMA

De acordo com a forma que apresentam, os caules podem ser classificados em dois grandes grupos, cilíndricos e prismáticos.

3.1.1 CAULES CINLÍNDRICOS

Constituem o tipo mais comum de caule. Sua secção transversal é aproximadamente circular. Apresentam caule cilíndrico o “cipó-cabeludo”, Mikania hirsutissima DC, o “guaco”, Mikania glomerata Sprengel e a“jurubeba”, Solanum paniculatum L.

3.1.2 CAULES PRISMÁTICOS

A seção transversal de muitas plantas assume contorno obtuso-poligonal. Assim, espécies vegetais pertencentes à família Cyperaceae apresentam seção caulinar obtuso-triangular, como tão bem serve de exemplo a “tiririca de jardim”, Cyperus rotundus L. As partes subterrâneas deste vegetal são brancas, friáveis, resinosas aromáticas e de saboramargo. São considerados como possuidoras de atividades diuréticas, diaforéticas, adstringentes e vermífugas. Outro bom exemplo é Cyperus sesquiflorus (Torrey) Mattf ET Kunk. O rizoma e as folhas deste vegetal são aromáticos, carminativos, antiespasmódicos e excitantes. Possuem óleo essencial que lembra o da erva-cidreira.
As plantas pertencentes à família Labiatae apresentam caulesobtuso-quandrangulares. Como exemplo importante temos: a “erva de macaé”, Leonorus sibicures L.; a “hortelã-pimenta”, Mentha piperita L., empregada como colagoga, colerética, carminativa; a “erva-tostão”, Glecoma hederacea L., utilizada como expectorante nas afecções das vias respiratórias. A “aruca”, Calea pinnatifida Banks ET Steudel, planta pertencente à família Compositae Gaertner, apresenta caule...
tracking img