Cauda longa no ensino superior: oportunidades a serem exploradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

CAUDA LONGA NO ENSINO SUPERIOR: oportunidades a serem exploradas

Matheus Guedes 1 Guaracy Silva 2 Sarah Aparecida da Cruz 3

RESUMO

O presente trabalho analisa o fenômeno tecnológico da Cauda Longa e possíveis oportunidades que este remete aos negócios de Instituições de Ensino Superior (IES). A popularização da internet alavancou os negócios em muitos setores e mercados antesinexpressíveis potencializaram-se, tornaram-se atrativos e rentáveis propulsionando a dispersão do público em diferentes nichos o que consequentemente ocasiona modificações na curva de demanda. Estes efeitos têm chamado a atenção de especialistas e os levando a estudar friamente o mercado de ensino superior brasileiro, quais suas tendências e seu comportamento em relação aos avanços tecnológicos.Através de referencial teórico e análise de estudos de caso pretende-se identificar as formas de exploração da cauda longa pelas Instituições de Ensino Superior, como este fenômeno tem ocorrido no mercado de educação brasileiro e se há impactos positivos e/ou negativos para as organizações que trabalham com esta abordagem. Ao concluir os estudos nota-se que a WEB tem sido uma ferramenta bastanterelevante para a propagação dos efeitos da cauda longa no mercado de educação e ainda é possível identificar, através de uma análise de oferta x demanda de cursos de nível superior, algumas oportunidades e ameaças existentes neste cenário mercadológico.

Palavras chave: Cauda Longa. Ensino Superior. Mercado de Nicho. Economia Digital.

1

Bacharel em Sistemas de Informação e MBA em GestãoEstratégica e Inteligência em Negócios. Analista de Pós-Graduação. matheusguedes.sistemas@gmail.com Professor Orientador Mestre em Administração e Professor dos cursos de Pós-Graduação do Centro Universitário do Sul de Minas. gsilva@unis.edu.br

2

Professora Co-orientadora Especialista em MBA em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios. sarahcruz@unis.edu.br

3

2

1 INTRODUÇÃO Este trabalhoanalisa de forma exploratória a relação entre Cauda Longa 4 e Ensino Superior. O avanço das mídias de comunicação digital, principalmente a internet, viabilizou mercados, antes, inexpressíveis de tal forma que hoje muitas instituições têm focado suas ações mercadológicas buscando satisfazer as especificidades de determinado nicho 5. Antes era difícil atender os clientes que buscavam produtos e/ouserviços que não tinham boa aceitação no mercado local, o grupo de interessados era pequeno e não gerava renda significativa para o negócio da empresa. Hoje este paradigma está sendo quebrado, com a abrangência “ilimitada” da internet e a capacidade que esta ferramenta tem de agrupar pessoas de interesse comum com os mercados de nicho (grupo de interesse), estes se solidificaram e tornaram-seexpressivos, viabilizaram novos negócios, em muito dos casos, mais lucrativos que as formas tradicionais de comércio, a este fenômeno foi dado o nome de cauda longa. Outro acontecimento que tem chamado a atenção nos últimos anos, em especial no Brasil, é o crescimento do mercado de educação superior. A maturação de novos modelos de educação (e-learning, EaD e semi-presencial) e o chegada do públicodas classes C e D nas Instituições de Ensino Superior ocasionaram um aumento exponencial na demanda e a consolidação deste negócio em nosso país. Por consequência do aumento no número de pessoas, diferentes grupos de interesse se formam a cada dia alongando ainda mais a “cauda” da demanda, possibilitando a aplicação do conceito estudado neste artigo. É importante ressaltar que a associação destasduas variáveis, cauda longa e Ensino Superior, pode gerar inúmeras oportunidades e rentabilidade para as instituições, uma vez que se trabalha com a diferenciação de produtos e serviços desenvolvidos para atender aos desejos, costumes, interesses e perfil de um público especifico, atendido por poucos ou nenhum concorrente.

4

Análise de negócios relacionada a variação/aumento de demanda...
tracking img