Catolicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IGREJA CATÓLICA

Considerações iniciais
O catolicismo é a maior divisão do cristianismo com cerca de um bilhão de fieis, sendo que são no Brasil e no México os principais redutos de convertidos, isso se deve a historia de cada país. A Igreja Católica tem como objetivo a conversão ao ensinamento de Jesus Cristo em vista do reino de Deus. Para este fim, a Igreja Católica administra ossacramentos e prega o evangelho de Jesus Cristo.
A Igreja é conhecida por ter uma hierarquia ascendente que vai do diácono ao Papa. Para respeitar a cultura e a tradição dos seus fieis a Igreja Católica se divide em 23 igrejas autônomas, mas todas essas são subordinadas ao Papa. Elas apresentam a mesma doutrina de fé, mas possuem uma tradição diferente.
História
A Igreja católica foi fundada a mais dedois milhões de anos por Jesus Cristo e concedida ao Apóstolo Pedro, aquele Que Jesus prometeu o Primado da igreja fundada por Ele: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” e “Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus” (Bíblia Sagrada, Evangelho de Mateus 16,17-20).
Doutrina
Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica "é a doutrina que Jesus Cristo Nosso Senhor nos ensinou, para nosmostrar o caminho da salvação" e da vida eterna. "As partes principais e mais necessárias da Doutrina são quatro: o Credo, o Pai-Nosso, os Mandamentos e os Sacramentos".
O Credo: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foicrucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
O Pai-Nosso: Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja ovosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
Os Mandamentos:
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º - Não usar o nome de Deus em vão.
3º - Guardar domingos e festasde guarda.
4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5º - Não matarás.
6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7º - Não roube. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8º - Não levantar falsos testemunhos.
9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
10º- Não cobiçar as coisas do outro.
(Bíblia Sagrada, Êxodo 20, 1-17. Textoadaptado).
Os Sacramentos: Batismo é o sacramento que abre as portas da vida ao batizado, incorporando-o à comunidade católica. O Batismo é dado tanto às crianças como aos convertidos adultos que não tenham sido antes batizados.
Penitência é a confissão dos pecados a um sacerdote, que aplica a penitência para, uma vez cumprida, propiciar a reconciliação com Cristo. O reconhecimento das faltas é a suaconfissão a um sacerdote, que pode ouvi-la em nome de Deus e conceder àquele fiel o Seu perdão.
Eucaristia é a celebração em memória de Cristo, recordando a santa ceia, a paixão e a ressureição, em que o Cristão recebe a hóstia consagrada. É o sacramento que dá aos fieis a oportunidade de receber e ingerir fisicamente o que consideram como sendo o corpo de Jesus Cristo, em que se transformou o pãoconsagrado pelo sacerdote, assim como o vinho se transforma no Seu sangue.
Crisma ou Confirmação do Batismo reafirma sua fé em cristo, sendo ungido durante a cerimonia, recebendo os sete dons do Espirito Santo (cerimonia feita pelo Bispo). A Crisma é o meio de confirma o desejo de ser membro da família crista.
Ordem é o sacramento que concede a autoridade para exercer funções e ministérios...
tracking img