Cationsgrupo 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
Esse relatório tem por objetivo a identificação dos cátions Mg2+, Ca2+, Br2+, Sr2+ através de mecanismos de análise química.

Introdução
A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química que nos permitem determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. A análise permite-nos determinar a composição qualitativada substância em estudo, ou seja, identificar os elementos ou íons que a constituem e também a composição quantitativa, ou seja, estabelecer as proporções entre os elementos ou íons que tinham já sido identificados Normalmente, a Análise Qualitativa deve preceder a Análise Quantitativa. Deve-se recorrer à Análise Qualitativa mesmo quando se trate de determinar a percentagem de um constituintecuja presença na substância em estudo é conhecida antecipadamente. De fato,só se pode escolher o método mais adequado para determinação quantitativa de um componente depois de saber quais os outros elementos ou íons presentes na substância em estudo. Na qualitativa a matéria encontra-se em transformação permanente na Natureza. Sob a ação de agentes, a matéria pode sofrer alterações em seu estadofísico ou químico. Uma transformação física não altera a identidade da substância ou matéria, a exemplo das mudanças de estado. 
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen), seus elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz éúnica de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e anions) são melhor quando realizado em via úmida Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, que são soluções que permitem a passagemda corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando íons livres na solução permitem a identificação dos mesmos. (Alexeev, Vladimir, 1982).
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego dessas análises químicas é possível tirar conclusõessobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma posterior análise.
A prática experimental relatará sobre o Grupo II (Mg2+, Ca2+, Br2+, Sr2+). A separação destes cátions a partir dos grupos anteriores, normalmente é realizada por meio da precipitação destes como carbonatos em meio amoniacal. O reagente do grupo é uma solução de carbonato de amônio[(NH4)2CO3] na presença de quantidades moderadas de amônia ou íons amônio ou solução de carbonato de sódio (Na2CO3) na presença de um sal de amônio (cloreto ou nitrato de amônio).

Materiais:
* 2 Suportes para tubo de ensaio;
* 18 Tubos de ensaio;
* 1 Pipeta de Pasteur;
* 1 béquer;
* 1 Fio de platina;
* Bico de Bunsen;
Reagentes:
* Carbonato de sódio 2,0 M;
* Cloretode amônio 5M;
* Ácido acético 3M;
* Cromato de potássio 1M;
* Ácido clorídrico 12 M;
* Oxalato de amônio 0,25 M;
* Hidróxido de amônio 12 M;
* Solução contendo cátions cálcio bivalente;
* Solução contendo cátions estrôncio bivalente;
* Solução contendo cátions bário bivalente;
* Solução contendo cátions magnésio bivalente;

2- Procedimentos
Reações dos íonsMagnésio, Mg2+
1.1 – Prova de Chama
Foi acendido o bico de Busen e calibrado a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente.
Depois foi mergulhado numa solução de acido clorídrico concentrado, o fio de platina.Esse processo foi repetido varias vezes até o fio de cobre, quando aquecido, não apresentou coloração à chama.
Em seguida colocou-se no fio uma pequena amostra do Sal...
tracking img