Cations do grupo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento Nº3 - ANÁLISE DOS CÁTIONS DO GRUPO I (Ag+, Hg22+ e Pb2+)

Nome dos Alunos: Wellington Luiz Pinto, João de Oliveira Silva, Clécias Hermana Lopes de Souza, Diogo Castro de Andrade.

Disciplina: Química Analítica Qualitativa

1 – Introdução Teórica

A Química Analítica Qualitativa identifica os elementos ou íons de uma substância, uma vez que nada no nosso planeta é purototalmente, essa ciência pode nos ajudar muito a detectar o que em determinadas misturas e soluções.
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor e seus elétrons são excitados liberando luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion.Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions) são melhor quando realizado em via úmida Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases.
A análise qualitativa que é a determinação das substâncias presentes em uma amostraenvolve a separação e a identificação de íons por precipitação, formação de complexo ou controle de pH.
Na análise qualitativa a estratégia é escolher soluções de partida que forneçam, ao serem misturadas, um precipitado do composto insolúvel desejado. Pode-se, então, separar o composto insolúvel e mistura reacional por filtração. Nesse processo a formação de um precipitado é usada paraconfirmar a identidade de certos íons, e as regras de solubilidade são usadas para produzir e racionalizar as reações de precipitação.
Para análises qualitativas, os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados. A classificação mais comum está relacionada com a diferençade solubilidade de seus cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos. O primeiro grupo (grupo da prata) constituído pelos cátions: Ag+, Hg22+ e Pb2+, é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído. A separação destes cátions é de grande importância para a indústria, como exemplos têm: a prata, utilizada para fabricação de jóias, aparelhos elétricos emoedas, o chumbo, utilizado na fabricação de tinta, e o mercúrio, utilizado na fabricação de espelhos.
Os cátions do grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação deprecipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
O Chumbo (Pb) é um metal de cor branco-azulado e brilho metálico (o brilho desaparece quando exposto ao ar, tornando-se cinza por se recobrir de uma camada de óxido), muito denso (d = 11,3 g cm3) e baixo ponto de fusão, funde a 328 °C. É dúctil e maleável e tão mole que se pode riscar com a unha, e cortar facilmente com uma faca. No estadosólido não é tóxico, mas seus vapores possuem uma grande toxicidade. É muito resistente ao ataque pelo ar e água.
A prata (Ag) é um metal nobre de cor brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor de calor e eletricidade, é pouco reativa, pertence ao Grupo 1B da tabela periódica, sua camada eletrônica externa possui uma estrutura 3d10, 4s1 e pode atuar em seus compostos com estados de oxidação(I), (II), e (III), embora em meio aquoso, praticamente só encontra-se como monovalente. A maioria dos compostos de Ag é insolúvel em água, exceto o AgNO3 e AgF, que são muito solúveis, e Ag2SO4, que é ligeiramente solúvel. A maior parte dos sais insolúveis da Ag dissolvem-se em HNO3 6M a frio, as principais exceções são os haletos de Ag, AgSCN e Ag2S. Seu cátion é o Ag+.
Mercúrio (Hg) é um...
tracking img