Catilha fruticultura Caju

2824 palavras 12 páginas
Sumário

1. INTRODUÇÃO
O cajueiro é uma planta que pode ser encontrada em quase toda a região tropical do mundo, é originária do Brasil e cultivada, principalmente, na região Nordeste, com grande destaque econômico para os Estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. A produção de caju, está concentrada basicamente em cinco países (Índia, Brasil, Moçambique, Tanzania e Quênia) que juntos respondem à 98% da produção de mundial. No Brasil a área plantada é de 647.499 ha, com uma produção de 164.156 toneladas de castanha e 1.640.156 toneladas de pedúnculo, sendo o Estado do Ceará, o maior produtor, com uma área de 332.882 ha e uma produção de castanha de 80.896 toneladas.
O caju é formado pela castanha e pelo pedúnculo (falso fruto), onde do pedúnculo pode ser obtida grande quantidade de produtos, a partir do processamento industrial ou mesmo de forma artesanal (produção de sucos, doces e desidratados e na culinária, no preparo de pratos questes e/ou frios). A partir da castanha se obtém a amêndoa, principal produto da industrialização do caju, sendo o líquido da casca da castanha utilizado como matéria-prima para a fabricação de vernizes, tintas, plásticos, lubrificantes, inseticidas, o tanino, da película da amêndoa é utilizado com grande aplicação na indústria química.
No Estado de Mato Grosso, a cultura do cajueiro é inexpressiva pelo pouco conhecimento técnico e importância econômica que outras culturas proporiam à sociedade da região, tendo com isso uma área plantada reduzida de a pouco menos de 238 ha e uma produção de castanha de 8.360 t (IBGE, 2012). Apesar do investimento para o incentivo do plantio de caju no estado, houve apenas o plantio de 5.000 ha de cajueiro-anão-precoce, nos municípios de Rosário Oeste, Nobres, Jangada e Acorizal.

2. BOTÂNICA

Planta: o cajueiro é uma planta perene, de ramificação baixa e porte geralmente médio, cuja copa varia conforme a variedade, onde no cajueiro comum atinge altura

Relacionados