Cateterismo cardiaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
CATETERISMO CARDÍACO

Ao longo do meu Ensino Clínico: “O Enfermeiro em Diferentes Contextos de Trabalho – Área de Socialização à Vida Profissional” e decorrendo este num Serviço de Cardiologia onde muitos dos utentes que lá se encontram internados são submetidos a cateterismo cardíaco, senti curiosidade em saber mais acerca deste tema paratambém melhor puder prestar os cuidados de enfermagem à pessoa doente. Desta forma e sendo esta temática, nos dias de hoje, essencial para a avaliação da anatomia e fisiologia do coração e da sua vasculatura pesquisei sobre a mesma de forma a adquirir alguns conhecimentos sobre ela e quais as intervenções de Enfermagem antes e após a realização do cateterismo cardíaco, para puder prestar cada vez mais,melhores cuidados à pessoa.

O cateterismo cardíaco é um exame auxiliar de diagnóstico que permite avaliar o funcionamento do coração e o estado das artérias coronárias. Consiste na introdução de um cateter através de uma artéria da virilha (femural), do pulso (radial) ou no braço (úmeral) até ao coração e, através dele, efectuar algumas medições e injectar um produto de contraste que vaipermitir visualizar o coração e as artérias coronárias.

Figura 1: Cateterismo cardíaco

O cateterismo tem várias finaliades. Estas podem ser diagnóstcas e terapêuticas.

Finalidades diagnósticas

* Obtenção de valores pressórios e oximétricos que permitem inferir acerca de doenças subjacentes e estado contráctil do miocrádio;
* Injecções selectivas de meios de contraste,propiciando o delineamento interno de vasos ou cavidades cardíacas;
* Biopsia endomiocárdica;
* Estudos electrofisiológicos;
* Observação do trajecto do cateter que permite inferir acerca de alguns defeitos congénitos ou anomalias no trajecto vascular.

Finalidades terapêuticas

* Angioplastias: angioplastica transluminal percutânea; aortoplastia; angioplastia de ramos pulmunares;* Valvuloplastias;
* Implante de endoproteses vasculares;
* Ablação de vias de condução do estímulo;
* Atriosseptostomia;
* Trombólise intracoronária;
* Implante de dispositivos oclusores para alguns defeitos congénitos.

(CASTRO; BATLOUNI; CANTARELLI; RAMIRES; LUNA e FEITOSA, 1999)

O conhecimento por parte do médico dos dados fornecidos por este examepermitirá um diagnóstico mais completo e muitas vezes definitivo da doença cardíaca, já suspeitada por outros métodos de diagnóstico, e indispensável se a hipótese cirúrgica for considerada.

As contra-indicações são raras, no entanto existem. Algumas delas são:

* Insuficiencia renal progressiva;
* Reacções hiperégicas (urticária, edema de glote, broncoespamo);
* Acidente vascularcerebral recente;
* Desiquilibrio electrolítico severo;
* Anemia severa;
* Febre relacionada a processo infeccioso;
* Outra patologia que limite a expectativa de vida em grau maior que a cardiopatia suspeitada (cancro);
* Etc.
(CASTRO; BATLOUNI; CANTARELLI; RAMIRES; LUNA e FEITOSA, 1999)

O cateterismo cardíaco é considerado um exame seguro e quase sem riscos. No entanto, podeacarretar um pequeno risco de complicações, nomeadamente: as reacções vagais (sensação e desmaio quando são retirados os introdutores) e a hemorragia no local utilizado. O risco do exame é habitualmente dado pelo risco e gravidade da doença cardíaca que poderá ser diagnosticada.

Preparação para o Cateterismo Cardíaco

O e x ame r e q u e r internamento hospitalar. Habitualmente o doenteentrará na véspera do exame e terá alta provável no dia seguinte ao cateterismo, consoante o resultado do mesmo.
* Deve ser realizada a tricotomia da região inguinal direita e esquerda, em forma de calção de banho;
* O utente deve ficar em jejum 6 horas antes do exame. O jejum reduzirá a possibilidade de vómitos e náuseas durante o exame. Após o cateterismo, este poderá voltar a comer e...
tracking img